LEIA MAIS: Dicas de styling com peças de verão
HISTÓRICO
Fabricado incialmente no Equador, onde é comumente chamado por El Fino, o modelo de chapéu que chamamos de Panamá é caracterizado por sua forma "fedora" (aba reta e acabamento levemente quadrado em cima) e cor clara (branco ou creme). A matéria-prima da qual é feito é a palha, originária da planta Carludovica Palmata, e seu acabamento é feito em tramas.
Acredita-se que foi batizado com o nome Panamá por ter sido um modelo de chapéu usado pelo ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, em uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Logo após o chapéu tornou-se moda, principalmente entre os homens, até meados da Segunda Guerra Mundial [Fonte: Wikipedia]. Hoje, seu uso se democratizou e homens e mulheres são adeptos. É um acessório versátil e esteticamente próprio para o dia, por sua cor clara e matéria-prima simples – mas ele não se restringe aos looks de praia!
COMO USAR
Sua versatilidade permite que o chapéu Panamá seja combinado com produções mais simples, desde um short e uma bata de renda, até a calça e a camisa. Ou seja: tanto na areia, quanto fora dela, ele é bem-vindo quando o assunto é look diurno.
Sandálias flat, papetes e chinelos dialogam com o acessório de uma maneira bem mais descontraída; já os saltos passam a mensagem de que a produção tem mais sofisticação, mas, ainda assim, é descolada. Peças navy são bem-vindas na hora de combinar [vide o vestido no look da imagem acima].
Hoje, este modelo de chapéu é fabricado em vários tamanhos – e o que facilita sua escolha é o formato do seu rosto, como já disse no vídeo. Rostos cheios ficam melhores com abas mais largas. Já rostos mais finos em miúdos se encaixam melhor em modelos menores de abas mais estreitas. Imagens: Pinterest [reprodução].
MAIS: O que usar em dias chuvosos
E você, curte este modelo de chapéu? É adepta??
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…