É difícil alcançar um equilíbrio são entre relembrar o passado de maneira saudável, ansiar pelo futuro de maneira igualmente saudável e, ao mesmo tempo, aproveitar o presente. Já parou para pensar nisso? Eu já.
E foi pensando nisso que resolvi escrever para tentar ajudar você, assim como tento ajudar a mim mesma, a alcançar este equilíbrio – que julgo que seja necessário para que saibamos aproveitar o agora direito. Porque aposto que você, assim como eu, já deixou de aproveitar muita coisa, pensando no que já foi o que no que seria. Em qualquer aspecto da vida.
MAIS: O poder do pensamento positivo
E antes que as falácias venham argumentar com declarações conservadoras, já me adianto em dizer que não acho que seja uma questão de ser inconsequente: quando falo em aproveitar, não necessariamente me refiro a fazer loucuras. Pode ser loucura, como pode ser, simplesmente, uma situação do cotidiano que você deixa de fazer direito porque está com a cabeça em outro lugar/tempo que não o presente.
O simples fato de ouvir uma música, de apreciar uma paisagem ou de executar um trabalho direito podem ser atrapalhados quando estamos com a cabeça em outro lugar, ansiando por algo que ainda nem aconteceu, ou lamentando algo que já passou. E aí, aquele momento que você deixou de aproveitar, já passou também.
Eu já me peguei pensando em alguns momentos que deixei de aproveitar por causa de alguém que me oprimiu, por exemplo. Também já deixei de aproveitar coisas e lugares, ansiando por algo que não tinha ali, naquele momento. E tudo que acontece depois é que, pensando no que não tinha ali, não aproveitei o que eu realmente tinha. Já aconteceu com você?
Eu gosto de acreditar que a palavra "presente" existe um motivo para ser dessa forma – e para ter outro significado, além do 'agora' em si. O agora não deixa de ser um presente, também, no sentido de ser uma dádiva. Que bom que estou aqui, viva, com saúde, aproveitando! Podendo rir, cantar, enfim, fazer o que eu quiser.
Conformismos à parte, eu também acredito que as coisas que ficaram no passado existem um motivo para terem ficado lá. Tenham elas sido boas ou ruins, elas estão lá porque devem estar. Já vivi, já passou, vamos continuar. E, assim, também creio que as coisas que nos aguardam no futuro também têm um motivo para estar ali, esperando pela gente.
Claro que temos que dar uma mãozinha – porque eu também penso que, essa história de destino, é relativa. A gente precisa correr atrás do que quer, uma vez que não existe mágica que fazem acontecer coisas enquanto estamos parados. Mas isso não é motivo para se obcecar pelo futuro e deixar de viver o agora.
Imagens: Pinterest [reprodução].
MAIS: Frases de desapego
Em suma: o agora é um presente. Vamos aproveitar!
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…