Calma, você não descobriu o caminho das pedras da Consultoria de Imagem e Estilo por causa disso. Mas como as pessoas têm preguiça de pensar e querem tudo fácil, sim, este é um caminho fácil para COMEÇAR A TE DIRECIONAR. Veja bem, começar.
Vamos à explicação desta equação:
Temperatura: aqui você vai entrar nas informações de clima do seu celular ou computador – televisão também serve – para checar a previsão do tempo.
É importante olhar a previsão naquele dia ou período, afinal, a temperatura vista naquele momento pode mudar – e isso é sim um fator determinante para montagem de look. Ninguém merece estar lindamente vestida e batendo os dentes ou transpirando horrores!
Dress Code: a ocasião aonde você vai também é um fator que influencia nas suas decisões de vestimenta, portanto, informe-se a respeito dele.
Se não for uma ocasião específica que exija dress code – como, por exemplo, formatura, casamento, premiação, audiência, etc., mire na adequação. Ou seja: seu look trabalho provavelmente não é o mesmo que seu look de balada ou de praia – e assim por diante.
Humor: o estado de espírito é uma ótima bússola para definir seu look do dia, pois ele está atrelado ao processo de autoconhecimento e, também ao seu estilo.
E é aí que entra o grande X da questão: se você não trabalhar o autoconhecimento com técnicas eficazes (não, não é olhando tutorial no Instagram), nem souber seu estilo, dentro de um mapeamento profissional, você encontrará dificuldades para decidir o que vestir diariamente por toda sua vida.
Embora o título desse post contenha a palavra “equação”, vale ressaltar que o aperfeiçoamento de estilo NÃO É RECEITA DE BOLO e exige constância. É um aperfeiçoamento que sempre vai acontecer ao longo da nossa existência, afinal: envelhecemos, mudamos de emprego, encerramos e começamos ciclos, mudamos de relacionamento e por aí vai.
Quantas vezes você não olhou para seu armário e não desencantou de uma peça que costumava adorar?
É completamente normal que isso aconteça de tempos em tempos. Nós nunca somos as mesmas pessoas.
COMO DESCOBRIR SEU ESTILO: TREINANDO
E essa não é uma questão que se resolve lendo blogs, abrindo a Vogue ou investindo barato em serviços duvidosos. Trabalhar com imagem é algo muito sério e que exige TREINO.
Um atleta não fica excepcional no que faz, nem vira medalhista de ouro sem treinar diariamente, como foco e constância;
um cirurgião plástico não se torna o melhor no que ele faz sem muito treino, muito estudo e muito investimento…
…e da mesma forma, você não se tornará expert de si mesma sem a devida orientação, os materiais necessários e o treino correto.
Já percebeu que o sujeito comum em todas as frases anteriores é o TREINO, né? Pois é. Sem treino, não ficamos bons em nada. Habilidades são coisas treináveis – essa crença de que “fulano nasceu com um dom” é história de contos de fadas.
A pessoa pode nascer com facilidade em algo ou gostando de algo – e o fato de gostar facilita o aprendizado. Eu era boa em português na escola e nunca fui boa em matemática. Por que? Porque eu odiava números e não me interessava por estudá-los. Logo, sem treino = sem aprendizado e sem aperfeiçoamento.
Pensa comigo: se normalmente aprendemos mais facilmente aquilo de que gostamos – será que não está na hora de gostar mais de você, para querer investir nesse aprendizado que tanto diz ao seu respeito?
Pare de achar que todo investimento sobre você é postergável e desimportante. Se você está aqui, sabe que precisa se cuidar com mais amor.
Comece hoje! Invista na sua Assinatura de Estilo.
Beijos,
Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…