E mais: tudo o que você posta ou compartilha, mesmo que na brincadeira, pode revelar crenças, opiniões e até preconceitos sobre todo tipo de assunto. Então, para não cometer gafes, vamos a algumas dicas.
MAIS: Dicas de etiqueta e bom senso [vídeo]
Imagem: Tumblr [reprodução].
2. AO POSTAR UMA FOTO
Esta é uma informação meio óbvia, mas é sempre bom lembrar: ao postar uma foto, seja mais sensual, seja mais rebelde ou qualquer que seja seu apelo, pense: "que mensagem vou passar? A que estou vinculando minha imagem?". Não é uma questão de apenas se preocupar com o que irão pensar de modo supérfulo, mas é algo que pode influenciar em seu meio profissional, por exemplo. Caso você queira mostrar a imagem apenas para alguns amigos, utilize o inbox ou restrinja a visualização em suas configurações do Facebook, por exemplo.
3. SENHAS SÃO PESSOAIS E INTRANSFERÍVEIS
Não importa se é pai, mãe, namorado ou marido: senha não se dá a ninguém. Não é prova de fidelidade e, sim, invasão de privacidade. No caso de controlar o acesso de seus filhos, isto também vale: é melhor aconselhá-los e optar por uma maneira de orientar, que ficar bisbilhotando o que a pessoa faz ou deixa de fazer online. E mais: troque sua senha anualmente, por precaução. Nunca se sabe quando alguém irá lhe hackear.
4. EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO FEED
Tá certo que a liberdade de expressão está aí para isso, mas é extremamente chato seguir alguém que posta, o tempo inteiro, sobre tudo o que faz. Desde a hora que acorda, o que está pensando, a comida que vai almoçar, a compra do dia, até a hora que vai dormir. Tenha limites: ao invés de postar 100x ao dia, poste 10x, mas com mais qualidade. Você se tornará bem mais interessante aos olhos dos seus seguidores/amigos de redes sociais.
5. SPAMS/USO DE FOTOS ALHEIAS
Não use o perfil de alguém 'com mais seguidores", por exemplo, para fazer propaganda do seu perfil/marca/o que quer que seja. Além de inconveniente, é contra o código de usuário de todas as redes sociais. O máximo que você conseguirá com isso é ser bloqueado[a] e/ou banido. E mais: não use fotos alheias sem autorização para qualquer que seja seu objetivo, sem dar os devidos créditos. Tenha bom senso.
6. DAR UNFOLLOW/DELETAR DOS AMIGOS
Parar de seguir ou deletar alguém de seu convívio social das redes sociais, sem um motivo aparente, é extremamente mal educado e deselegante. É o mesmo que passar na rua e virar a cara ao invés de cumprimentar. Se as postagens da pessoa lhe incomodam por algum motivo supérfulo, basta clicar para não receber mais suas atualizações. É melhor que excluí-la.
7. COMPETIÇÃO POR QUANTIDADE DE AMIGOS/CONHECIDOS
Se não conhece a pessoa, não se lembra dela ou, simplesmente, não quer proximidade, você tem o direito de ignorar o pedido de amizade. Não fique adicionando meio mundo, a todo momento, só para encher a lista de contatos de número. Além de cafona, você perde sua privacidade – eu, ao menos, não curto desconhecidos acompanhando meu perfil. Em se tratando de Instagram, por exemplo, onde é possível ser seguido sem, obrigatoriamente seguir de volta, isto pode acontecer se você lida com a rede de maneira profissional ou for uma pessoa pública. Se não quiser ser visto por qualquer um, existe a opção de trancar suas fotos, que serão abertas apenas a quem você autorizar lhe seguir.
8. LIKES DESNECESSÁRIOS
Existem posts que não devem ser curtidos, para não alimentar a gafe da pessoa que postou. Ou seja: anúncios de falecimento, fotos indevidas [maltratando animais, por exemplo, ou de cadáveres] não merecem likes de maneira alguma. Por mais que o 'curtidor' queira mostrar solidariedade, não é curtindo o post que irá fazê-lo. Nestes casos cabe melhor, por exemplo, apenas comentar lamentando o ocorrido.
9. EXCESSO DE EXPOSIÇÃO
Esta dica é um complemento da primeira da lista: evite barracos, desabafos excessivos e declarações comprometedoras nas redes sociais. Tudo o que você faz ali, vale como se estivesse em público, uma vez que muitas pessoas terão acesso às suas informações. Na dúvida em postar algo que pode ser comprometedor, não poste. Principalmente, se a "brincadeira" fizer alusão a preconceitos de qualquer origem – homofobia, xenofobia, sexismo, intolerância religiosa/política, etc. Aliás, o ideal é não praticar nenhum destes atos, nem em particular.
10. CITAÇÕES SEM ASPAS E SEM CRÉDITOS
Frases feitas por personalidades são ótimas e, muitas vezes, caem como uma luva para o nosso momento. Mas não deixe de citar o autor e não se esqueça de colocar aspas, quando mencioná-las. Apesar de muitas pessoas ignorarem estas regrinhas do português, elas são extremamente importantes e mostram que você não é um[a] ignorante ao publicar alguma coisa em seu perfil. Atente-se.
LEIA MAIS: Etiqueta empresarial
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…