Aí vão algumas delas. Quem já sabe, relembra e concorda, e quem não sabe, fica sabendo. Vamos lá?
1. Pode parecer clichê ou falsa modéstia, mas a melhor coisa é NÃO presentear esperando algo em troca. Faça de coração se assim o quiser e, o que vier, é lucro.
2. Não escolha o presente pensando no que você gosta e, sim, no que a pessoa que irá recebê-lo gosta. O presente deve ter a cara da pessoa e não a sua – já que é ela quem vai usá-lo.
3. Estude bem a pessoa antes de presenteá-la e, se tiver dúvidas quanto a tamanho, cor, etc, pergunte a alguém próximo dela (familiar ou melhor amigo(a), por exemplo). Nunca pergunte diretamente à pessoa pois, além de estragar a surpresa, soa algo forçado e implícito, como "ei, estou me programando para gastar dinheiro com você, vê se faça o favor de retribuir!".
4. Nunca, jamais, em tempo algum conte à pessoa quanto gastou no presente que comprou para ela. É extremamente grosseiro, além de desnecessário. O gesto conta muito mais que o valor (ou, pelo menos, deveria contar).
5. À menos que ocorra algum imprevisto ou tenha um motivo de força maior, procure entregar o presente na data do evento (aniversário, festas, etc). É indelicado deixar passar da data e faz parecer descaso. Principalmente em se tratando de uma festa, provavelmente você foi avisado com antecedência da data através do convite, logo, teve tempo de sobra para se programar e comprar alguma coisa.
Imagens: Tumblr [reprodução].
PARA QUEM SERÁ PRESENTEADO
1. A etiqueta manda que o presente seja aberto na frente da pessoa que lhe presenteou. Se resolver fazê-lo, tenha senso: por mais que não tenha gostado, sorria, agradeça e guarde-o. Fim de papo! Não obrigue a pessoa que o presentou a ouvir comentários desagradáveis do tipo "só isso?" ou "não gostei da cor" ou o que quer que seja.
2. Entenda que presentear é um ato de carinho e consideração – ou ao menos é assim que deveria ser encarado – e não uma obrigação. Ou seja, você não está sendo presenteado porque é um ser maravilhoso e as pessoas devem adorá-lo, portanto, saiba reconhecer o gesto e seja grato. À menos que se trate de uma lista de casamento ou de uma festa de aniversário, o ideal é retribuir – e não precisa gastar horrores; uma singela retribuição já demonstra o quão grato você se sentiu.
3. Nunca cometa a gafe de presentar alguém com o presente que você ganhou de outra pessoa; além de ser algo extremamente sem noção, você pode dar o azar da pessoa que te deu o presente descobrir. O melhor a fazer quando não gostar do que ganhou é trocar ou, se não for possível fazer a troca, guardar bem guardadinho.
4. A regra do preço serve para os dois lados: NUNCA pergunte à pessoa quanto custou o presente que ela está lhe dando. A falta de senso é igualmente péssima, além do mais, faz parecer que você está mais preocupado(a) com o valor do que com o gesto.
5. Não mendigue presentes: o outro tem que lhe presentear porque tem vontade e não porque se sente na obrigação. Se lhe for perguntado o que quer ganhar, desconverse; apesar da outra pessoa estar perguntando, é muito chato verbalizar o que se quer ganhar de fato. Se o outro gosta de você e lhe conhece bem, saberá o que dar.
+ Dicas para ser um bom anfitrião
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…