Melhor que disfarçá-la, é reduzi-la. Mas atenção: toda pele precisa de um pouco de oleosidade para manter sua hidratação e prevenir o envelhecimento precoce, por isso, a intenção aqui é equilibrá-la e não eliminá-la por completo. Abaixo, montei a ilustração de um verdadeiro arsenal contra esse inconveniente. Conheça cada um dos produtos e em qual(is) sequência(s) eu os uso!
Após o banho, pingo algumas gotas do adstringente anticravos da Clean & Clear (4) em um algodão e passo por todo o rosto, para finalizar a limpeza e preparar a pele para receber o protetor solar: p
ara ir à praia ou à academia, uso apenas o Anthelios (5), próprio para peles acneicas e oleosas, que tem toque seco e controla o brilho. Deixo o BB Cream (6) para eventos diurnos em que preciso passar uma make. Este também tem toque seco e FPS 35, mas o brilho da pele já não é 100% reduzido devido ao componente de base presente na fórmula (quanto a isso não tem jeito, peles oleosas não fogem à regra).Antes de dormir, para mim é de lei aplicar o serum que previne o envelhecimento precoce e corrige imperfeições – vulgo SkinCeuticals Blemish + Age Defense (8). Não se engane por sua aparência (ele parece um óleo): sua composição é totalmente oil-free e ele é próprio para peles como a nossa. Controla o óleo natural e seca espinhas como nenhum outro produto que já usei! Uma alternativa mais em conta à ele, que é beeem carinho, é o Azelan Gel (9) – e era, inclusive, o que eu usava antes do Skin.
Para dias de limpeza de pele, porém (também necessária para reduzir a oleosidade e fechar os poros), o SkinCeuticals não é indicado. Toda vez em que faço a limpeza, minha esteticista recomenda suspender seu uso por 2 dias – porque se trata de um ácido e atrapalha a cicatrização dos poros que foram abertos. Nesses casos, quando quero espremer alguma espinha ou cicatrizar a que já foi espremida, uso Hipogloss com óleo de amêndoas (10). Apenas uma gotinha em cima da região é o suficiente para secá-la e cicatriza-la. Dou preferência para aplica-lo à noite.
Usar todos esses produtos torna-se inútil quando o restante não funciona junto para a mesma finalidade. Esse "restante" a que me refiro – aconselhado por minha dermatologista – é: alimentação, exercícios físicos, mente zen e idas à esteticista. Ou seja:
* Principalmente no verão, evite comidas gordurosas! A pele está mais propensa a expelir toda a sujeira, logo, se você consome mais gordura, seu organismo acumula para liberá-la, entre outras coisas, em forma de espinhas.
* Exercite-se! A atividade física ajuda a liberar as gordurinhas ocasionalmente ingeridas e a endorfina, liberando junto o estresse (sim, ele também é causador de espinhas ao lado da oleosidade).
* Faça limpeza de pele regularmente – peles oleosas e/ou acnéicas necessitam ir uma vez ao mês. Ela ajuda a tirar as impurezas que estão impregnadas e não saem com os produtinhos e ajuda a fechar os poros abertos pela oleosidade.
Quer mais? Fizemos um guia completo aqui dando mais dicas para ter uma pele perfeita.
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…