Muitos pacientes chegam ao consultório com encaminhamentos médicos nos quais encontro a simples frase: "dieta 1000 A 1200 calorias". Mais nada. Em primeiro lugar, esta é uma decisão que cabe ao nutricionista e, em segundo lugar, é inadmissível uma pessoa fazer uma dieta abaixo de 1200 calorias. Isto afeta o sistema nervoso central, levando pouca oxigenação ao cérebro, o que pode causar vários danos à saúde.
LEIA MAIS: Chás emagrecedores
O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?
Pense que você nunca gostou de alface na vida, sua mãe sempre forçou, você recusou e hoje, mais velha, até tenta insistir – mas acaba desistindo. O que eu faria: tentaria lhe convencer que, daqui a 3 meses, você estará sentindo falta de não comê-lo todos os dias (sem brincadeira). Criamos “hábitos errados” que precisamos corrigir – e não é porque um dia dissemos que não gostamos, que o paladar será sempre o mesmo. Uma mulher grávida tem “desejos” e consegue até comer o que não gosta. Por que? Porque a rotina dela mudou.
Ou seja: mudar a rotina e os hábitos alimentares por 3 meses, por exemplo, gera a mudança no organismo – e isto causa a perda de peso duradoura. O pensamento correto, nestes casos, é: "estou mudando minha forma de pensar" e não "estou de dieta".
Imagens: Pinterest [reprodução].
por Mariana Cabral
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…