Sabe por que eu acho que o machismo ainda tem espaço na sociedade e, às vezes, ainda se mostra forte? Em parte, por nossa própria culpa – nós, mulheres. Claro que não posso deixar de destacar nosso mérito ao longo da evolução humana no que diz respeito a tirar o ranço patriarcal que ainda se fez presente algumas gerações atrás. Mas, se você parar pra pensar, quantas mulheres submissas você conhece hoje? Quantas delas fazem questão de ser independentes de verdade? Essa atitude, direta ou indiretamente, influencia e muito na maneira da sociedade enxergar as coisas.
Eu mesma já presenciei várias situações em que mulheres supostamente bem-casadas excluíam a mulher separada de seu meio social, por considerar que ela não estava mais apta a frequenta-lo. O que será que fazem as pessoas pensarem, em seus minúsculos cérebros, que uma mulher divorciada é, consequentemente, uma ameaça? O mesmo para as solteiras: conheço meninas que namoram que não gostam de andar com amigas solteiras porque têm medo que seus namorados pensem mal sobre elas. Aí eu penso: luta contra a homofobia? É maravilhoso, claro, e seria mais ainda se a nossa sociedade, que ainda guarda conceitos primatas, já tivesse, ao menos, se libertado do preconceito racial e de gêneros, que são ainda mais antigos do que o de orientação sexual. Como vamos dar o passo número 3, se nem o de número 1 demos? Entendem o que eu quero dizer??
Para quem levou como uma inocente brincadeira e acha que estou sendo rabugenta, eu digo: chamar o coleguinha de "macaco" dentro da sala de aula também seria apenas uma brincadeira, mas, é por essas e outras atitudes que o preconceito vai ganhando um tamanho muito maior, sem as pessoas perceberem. Quando foi que ficou estabelecido que, para uma mulher estar bonita, ela precisa estar maquiada? A sociedade, que ainda conserva a mentalidade arcaica, não percebe que tecendo (e curtindo) comentários como esses está contribuindo indiretamente para que essa ideia errada e supérfula se propague. Pelo amor de Deus, vamos aprender a admirar o que é natural. É claro que uma maquiagem bem feita é admirável e tem hora e lugar, mas não é uma obrigação. E todas nós merecemos ganhar admiração sem maquiagem, por que não?
O que quero dizer é que, roupas inapropriadas, comportamentos inapropriados ou palavreados inapropriados devem ser condenáveis para OS DOIS LADOS. Mulher caindo de bêbada é feio? Homem caindo de bêbado também. O caso da atriz Viviane Araújo, por exemplo, que até já foi negado, mas ninguém sabe qual é a real: adivinha quem ficou com fama de piranha e safada? Ela, claro, por supostamente ter feito sexo na rua. E o cara? Foi um mero coadjuvante na "condenação popular" da atriz, sendo que a atitude também foi dele e não só dela. Ele também teve participação. É triste constatar que, infelizmente, ainda é raro falarem do homem em tons críticos em situações como essa. E não me venha dizer que a atriz "chamou mais atenção porque é famosa", porque é pura hipocrisia. O machismo está inconscientemente impregnado na mente das pessoas, sejam homens ou mulheres.
Imagens: reprodução.
Por mais que queiramos acreditar que não, eles sempre vão tentar arrumar um jeito de ficar no comando, seja em qual aspecto for. Não aceite brincadeiras, não aceite ordens disfarçadas de sugestões, não aceite críticas manipuladoras (quem convive com homens sabe do que estou falando). E, quando digo não aceitar, não significa se rebelar e agir de forma grosseira: simplesmente diga, da maneira mais doce e educada que você puder, um "não, obrigada, farei do meu jeito". Seja uma mulher, com todas as características, boas e ruins, que o gênero implica, e tenha orgulho disso, esteja você sozinha ou acompanhada. Este, eu acredito, é o primeiro passo.
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…