Quem me acompanha aqui no blog há um tempo sabe que meu problema com pele do rosto sempre foi a oleosidade. Já falei sobre sabonetes, ácidos, protetores e hidratantes, enfim, uma lista infindável de produtos e tratamentos para controlar o sebo da pele, que incomoda bastante.
Mas, vejam que ironia do destino. Eis que, ultimamente, notei que minha pele anda descascando. E não é um descascar de Sol, não, porque nem sou uma ‘garota da praia’: é uma descamação de ressecamento, que costuma acontecer durante o inverno. Nunca havia acontecido isso antes, então, eu resolvi ler um pouco a respeito e buscar o motivo porque isso passou a acontecer.
Pode parecer lenda, mas, qualquer pele pode se desidratar durante o frio e ressecar – umas mais, outras menos. Quanto menos oleosidade a pele possuir, mais isto irá acontecer. Eu, como faço uso de um ácido para controlar essa oleosidade, posso, sem querer, favorecer este ressecamento.
De acordo com o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo (créditos aqui), a pele perde água para o ambiente seco do frio, reduzindo drasticamente sua oleosidade e ressecando. A redução do suor também contribui para o ressecamento, pois suor nada mais é que água e água hidrata. Outra causa do ressecamento da pele é o banho quente demais. A água quente retira a camada protetora de gordura da pele do rosto, o que ajuda a desidratar a região. Ou seja: ainda que a pele seja bastante oleosa, ela não está livre de sofrer as consequências da junção de todos esses fatores.
Uma opção é evitar banhos quentes demais e beber bastante água, para amenizar o efeito do frio. Outra opção é apelar para hidratantes ou óleos, solução que também parece óbvia. O único detalhe ao qual devemos nos ater é que cada hidratante/óleo é indicado para um tipo de pele.
Logo: se você tem a pele oleosa, como a minha, nada de óleo! O ideal é fazer uso de hidratantes oil-free, que repõem os nutrientes de que nossa pele precisa, sem causar a produção exagerada de oleosidade (coisa da qual não precisamos!). Eu separei alguns deles como opção – um deles já uso, os outros pretendo testar.
1- GEL CREME HIDRATANTE FACIAL [OIL FREE], NEUTROGENA: Este é o produto que uso atualmente. Na verdade, sempre usei, pois minha dermo diz que embora a pele seja oleosa, precisa de hidratação de qualquer forma, para manter o viço natural. Quando reparei que minha pele estava descascando, achei que ele não ia funcionar, já que é oil-free, mas, funcionou muito bem. A textura é ótima, hidrata sem deixar a pele ensebada.
2- HIDRATANTE FACIAL FPS 15 PARA TODOS OS TIPOS DE PELE, CETAPHIL: Este é um dos que quero testar. Apesar de caro, a qualidade da marca é boa – já testei o sabonete e achei sensacional. Como é para todos os tipos de pele, ele não resseca, nem deixa a pele oleosa demais. É um meio termo que julgo ideal, para quem está na dúvida de qual produto adquirir. Como disse, tomo como base o efeito do sabonete, então, suponho que o hidratante seja igualmente bom.
3- HIDRATANTE FACIAL NUTRITIVO PARA NOITE [OIL FREE], BIO TEMPO, DA EXTRATOS DA TERRA: Esse eu descobri por acaso, navegando na internet. Mas a palavra “oil-free” me interessa muito, então, meu olho já cresce [risos]. Este aí, além de hidratar e repôr os nutrientes que nossa pele perde no frio, também reduz sinais de envelhecimento. As lindas de idade entre 25 e 30 anos já podem se preocupar com isso, como é o meu caso. E o mais legal desta marca é que ela é sustentável, então, mais um motivo para entrar pra minha lista de ‘produtos para testar’.
4- GEL FACIAL HIDRATANTE ANTIOLEOSIDADE, GRANADO: Outro detalhe ao qual donas de pele oleosa precisam atentar em se tratando de hidratante, é que o produto precisa ser em gel creme e não somente creme. Isto porque o gel é mais indicado para hidratar sem ensebar demais a pele. Este, da Granado, me interessou muito para fazer um teste, também. A marca vem ampliando seu segmento e hoje vende produtos bem interessantes no setor da beleza. Este é um deles.
Se a sua pele é seca demais, sempre foi, ou se você quer hidratar outras regiões do corpo – como lábios, cotovelos e joelhos, por exemplo – eu indico o Bepantol, mesmo. Além de um pouco mais barato que outros produtos, é eficaz pra caramba. Não te deixará na mão! É ele que uso em todos os outros locais de ressecamento, com exceção do rosto.
Gostou das dicas? Então aproveita para testar e depois vem me contar se funcionaram. Nos vemos no próximo post!
Beijos 😉
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…