Abrindo uma nova tag no blog, hoje, vou começar falando sobre um mito muito comum no mundo da moda que, até os dias atuais, gera dúvidas quando o assunto é “o que” ou “como usar”. Confesso que não gosto muito de estereotipar conceitos, mas, o fato é que alguns costumes no quesito vestuário já ficaram meio ultrapassados e hoje podem ser considerados mitos. O ato de combinar bolsa e sapato é um deles!
Existiu um tempo, bem antes do nosso (ou nem tão antes assim, né?), em que a premissa para estar bem vestida era usar tudo “combinandinho”. Na época em que a grande parte das mulheres iam à costureira fazer seus looks, tudo era escolhido a dedo e até com o mesmo tecido- para roupas e sapatos. Esta moda ainda continuou por um tempo e, mais tarde, a combinação mudou para os complementos – sapatos e bolsas.
Eu não posso dizer que a história de combinar bolsa e sapato não existe mais, porque é mentira. Com a moda cada vez mais democrática, acaba que tudo é permitido e tudo fica legal, de certa forma. Basta saber ornar! Existem formas de fazer esta combinação, hoje, que torna o look até interessante e não careta, como se ainda estivéssemos no tempo da vovó.
E é claro que as descombinações também são bem-vindas – mas, da mesma forma, precisa saber fazer. Com um pouquinho de prática e de noção de harmonia visual, tudo fica bonito no conjunto. As peças precisam “conversar”. Um tom de algum detalhe de uma estampa pode combinar com o detalhe de outra peça e assim vai.
Se você tem vontade de testar a descombinação e tem medo, comece pelos neutros. As chances de errar são menores! Neutro com neutro é sempre harmonioso, ainda que as cores sejam de “famílias” diferentes.
Imagens: Pinterest [reprodução].
A moral da história é que nada é proibido, obviamente. Só não existe mais (graças a Deus!) aquela regra rigorosa como antigamente, em que você meio que se sentia obrigada a combinar tudo, senão, era mal vista. Hoje, graças ao modernismo e à evolução da sociedade, dentro do possível, não somos obrigadas a nada! Risos.
Gostaram das dicas? Fiquem à vontade para deixar sugestões sobre qual outro mito da moda querem que eu fale sobre no próximo post desta tag.
Beijos e até a próxima!
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…