BIANCA MARQUES
Substituindo a passarela convencional por uma apresentação em sua própria loja, Bianca Marques buscou referências em pintores iniciantes da arte abstrata para seu inverno. Cores que normalmente apareceriam em uma cartela de verão apareceram acompanhadas de estampas em manequins expostos de maneira a parecer uma galeria. A inspiração principal da estilista foi o pintor Wassily Kandinsky, precursor da arte abstrata, com a intenção de provar que a mesma unida às cores podem formar um inverno elegante no lugar das sempre cores sóbrias.
OESTUDIO
Mais uma grife que se apega no preto para criar toda sua coleção, só que desta vez, com uma pegada bem mais esportiva, que já é a essência da marca. OEstudio manteve sua modelagem "padrão", com algumas leves assimetrias, maxissaias e alguns bordados para elas, e calças hora largas, ora skinny para eles. As jaquetas com listras coloridas foram uma boa sacada para quebrar a cartela de cor predominantemente escura e as t-shirts em seda com estampas também fizeram um diferencial. Nada muito impactante, porém básico e bastante usável.
SACADA
"Tudo junto e misturado". Foi essa a impressão passada pela coleção de inverno da grife Sacada, mediante uma mistura confusa que pareceu pairar sobre os modelos, as cores e as texturas que aos poucos se mostraram. Beti Speiski quis inovar o inverno e modernizar a mulher clássica, sem faixa estária estipulada para usar sua coleção, mas pareceu perder-se nas referências em que quis apostar. Ao mesmo tempo em que o preto, o marrom e o vinho tinham destaque, o azul Klein, o amarelo-candy e o laranja terroso também entraram em cena, permeados por calça skinny, saia rodada, saia casulo e longos. Estamparia também entrou em cena em desenho abstrato multicolorido, em meio a montes de peças lisas, sem nenhuma estampa.
A escolha dos tecidos, no entanto, foi ousada e interessante: couro, jérsei, veludo e metalizado foram algumas das texturas apresentadas, o que chamou um pouco a boa atenção em meio à confusão de apostas.
FILHAS DE GAIA
A assimetria interessante dos poucos e bons vestidos de festa causou grande impacto na coleção da Filhas de Gaia. A aparente proposta da marca foi proporcionar boas opções para eventos que pedem mais sofisticação, mesmo que a opção, no lugar de um vestido, seja uma calça e uma blusa. Destaque para o dégradé em preto e branco feito nos conjuntos de tecido ultra maleável e de ótimo caimento, e para o amarelo-abacate como única tonalidade aberta em meio a uma cartela de cores bem sóbria e neutra.
2ND FLOOR
A Ellus 2nd Floor foi mais uma das marcas que apresentou uma coleção com o pezinho nos ares retrô de maneira ultra sofisticada, para eles e elas. Uma cartela de cores recheada de tons assorvetados entre o rosa, o amarelo e o azul – que mostra, mais uma vez, que são tonalidades não apenas para o verão -, coloriam camisas de botão de gola fechada feitas de organza, blusas de manga estruturada e decote quadradinho, calças de seda, minissaias e sobreposições. Para a ala masculina, uma novidade: camisetas feitas em couro com estampa dos carros-bonecos do filme Transformes, tons assorvetados (tanto para calças quanto para as camisetas) e muito jeans. Um inverno inovado principalmente por meio dos tons sorbet, já que a marca sempre aposta em tonalidades escuras e fechadas para a estação.
DETALHES
Lindizzima ama e aposta das luvinhas de couro com toque retrô e nas camisetas de couro com estampas inspiradas nos carros-boneco do filme Transformes. Fique de olho nessa trend!
ESPAÇO FASHION
Com a intenção de explorar o universo das crenças antigas e premunições sobre o futuro baseadas no tarô, a Espaço Fashion criou uma coleção cheia de quadriculados, desde estampas até recortes a laser. Abusando de materiais resinados, da sarja, do jeans ice, do tricô de jacquard e de uma malha dublada, Camila Bastos fez um ótimo trabalho usando o moletom como forro das malhas e no bordado com placas de metal, em algumas peças. Mediante tanto rico detalhe, a cartela de cores naturalmente não roubaria a cena, mantendo-se quase que na neutralidade com o uso do preto, do cinza – escuro e desbotado – e do off white, exceto por um roxo com dourado que se mostra sutil ao final do desfile.
DETALHES
O bracelete articulado da grife e o brinco tipo 'ear cuff' – que cobre todo o contorno da orelha – são chiques e ultra interessantes para causar impacto em meio a uma produção mais minimalista. Lindizzima elegeu-os como os acessórios do dia.
Imagens via Portal FFW.
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…