SPFW verão 2014: dia 1

Entre assimetrias, cores, não-cores e até uma performance dançante ao som de Tony Tornado na passarela da Cavalera, o primeiro dia do SPFW verão 2014 foi surpreendente. Veja nosso balanço das coleções e confira alguns cliques.

ANIMALE
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Com uma coleção repleta de assimetria, estampas e mix de padronagens, a Animale pareceu fugir um pouco do que costuma apresentar e inovou nas texturas e nos acabamentos. Inspirado em Bali, o verão da marca, apresentado por um time de belas tops (com a estrela Karlie Kloss abrindo o desfile), não valorizou nem mesmo o corpo perfeito das modelos. A título de passarela, o resultado do excesso de assimetria pode ter sido interessante, no entanto, deixa a desejar no patamar comercial.
O foco na dissimetria gerou um trabalho feito com muitos recortes, tecidos molengos, pontas, transparências e macacões de um ombro só, trazendo certa personalidade para a coleção, mas  que exige a combinação de peças mais "sérias" para dar certo na vida real.

CORI
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Levando o troféu do dia por Lindizzima, a coleção da Cori apresentou peças reais, limpas, chiques e extremamente desejáveis. O comercial, que foi foco da coleção, não deixou o cuidadoso trabalho de alfaiataria – feito pela nova diretora de criação, Ticiana Menezes -, de lado.  Os bordados e as ricas texturas das peças com tramas e pespontos uniam-se ao couro de blusas e saias proporcionando muita elegância e personalidade aos looks, que ora apareciam simétricos, ora com molejo, bem femininos.
Apesar dos tecidos supostamente pesados, o resultado foi leve e muito apropriado para a estação.

TUFI DUEK
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Apesar de ser um dos meus estilistas nacionais favoritos, Eduardo Pombal não apresentou a melhor coleção de todos os tempos. As peças, embora boas (lê-se "com bons acabamentos"), nem sempre valorizavam a silhueta feminina – veja pelo look desfilado por Isabelli Fontana. O designer, no entanto, manteve sua estratégia de criação, sem fugir do contexto e de suas características, como assimetria ao lado de simetria, fendas e um ar todo sexy que sempre faz parte de suas peças.
A cartela de cores apresentou algo já esperado e alguns tons que não são tão comuns para a estação: entre o branco, o magenta e o – sempre necessário – preto, o azul marinho deu as caras em peças com aplicações, como o top mostrado acima e vestidos de fenda com abotoação no pescoço.Terninhos apareceram tímidos em meio a muitos vestidos e conjuntos de saia assimétricas com tops e coletes. Uma bela coleção, mas que na hora da compra, será necessário garimpar o que irá valorizar o corpo.

CAVALERA
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Com modelos que adentraram a passarela dançando ao som de Tony Tornado, a Cavalera, em contrapartida à imensidão de minimalismo de outras coleções, mostrou uma explosão de cores e de informações. Inspirada nos anos 70, mais supostamente na época da Tropicália, a coleção, assinada por Marcelo Sommer, foi focada no streetwear com a presença de jeans retalhados, estampas mil – ora florais, ora "pichadas" -, calças em modelagem flare e saruel, saias longas evasês e vestidos curtinhos e soltos. 
Uma "bagunça" interessante, democrática e bonitinha para o contexto em que foi apresentada. Mas, salvo algumas peças, é uma coleção que dificilmente ganhará as ruas com tanta facilidade.

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