Ser mulher não é fácil. À despeito da nossa fama de "sexo frágil", temos é que ser muito fortes para domar os problemas femininos diários que nos assolam – entre eles, domar os fios quando estão rebeldes, dar um jeitinho na pele quando está naqueles dias péssimos e, além de tudo, contornar os sintomas da TPM.
Por isso, é sempre bom saber o que pode amenizar estes sitomas de nossa 'inimiga mensal', responsáveis por todos os nossos repentes, falta de paciência, cólicas, entre outros. Confira sete dicas infalíveis e mande-os para bem longe!
Imagem: reprodução | Boa Forma
1. ÓLEO DE GERÂNIO
Que tal um método alternativo para combater os sintomas da TPM? O óleo essencial de gerânio atua como regulador hormonal, favorecendo o equilíbrio emocional e estimulando o sistema linfático, diminuindo o inchaço. Para potencializar o efeito, você pode misturá-lo ao seu hidratante ou óleo de amêndoas e massagear pernas, braços, costas e barriga com a misturinha. Um estudo da universidade de Eulki, na Coreia do Sul, comprovou que essa massagem ameniza a tristeza e o desconforto físico, características da oscilação hormonal. Outra alternativa é adicionar duas gotas do óleo essencial de gerânio em 1 litro de água morna e jogar no corpo depois do banho ou fazer um escalda-pés por 15 minutos. O óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
2. EXERCITE-SE
Ninguém pode negar que grande parte da culpa pela oscilação de humor durante a TPM é dos hormônios. No entanto, é verdade também que uma cólica forte pode acabar com o alto astral de qualquer uma. Boa notícia: a atividade física é uma ótima aliada para quem quer combater a cólica sem recorrer aos remédios. "Exercícios físicos liberam endorfinas, que têm ação analgésica, e ativam a circulação, tirando o foco do útero e ovários. Além disso, mulheres que malham têm fluxo menstrual menor do que as sedentárias, por isso, menos risco de ter cólica", explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias, de São Paulo. Se você não quiser saber de movimentos pesados, faça atividades mais relaxantes, como ioga, alongamento ou caminhada.
3. COMBATENDO O MAU HUMOR
Durante a TPM, você pode ficar mais carente, irritada e triste, pois a fase intensifica esse tipo de características. Você também pode se sentir mais afetiva e maternal, com disposição para ouvir e entender. Mas também precisará de colo e atenção, por isso, avise o marido que você prefere assistir a um filminho no sofá, com direito a cafuné, do que uma noite quente de sexo. Sua produtividade também não estará a mil, portanto, se puder, é melhor fugir dos grandes projetos. Por fim, os pequenos problemas podem se transformar em grandes tragédias. Então, antes de explodir com alguém, pergunte-se se a reação é necessária.
4. NOVOS HÁBITOS SÃO BEM-VINDOS
Não é novidade que adotar novos hábitos pode melhorar – e muito – sua qualidade de vida. No entanto, isso vale também para amenizar os sintomas da TPM. Quem trabalha mais de dez horas por dia, se alimenta apenas de sanduíche e não faz atividade física tende a perceber os sintomas de modo acentuado. Então, que tal fazer um balanço dos seus hábitos para descobrir o que pode estar fora do lugar? Uma vida mais tranquila e saudável pode ajudar você a driblar os efeitos da TPM!
5. FAÇA IOGA
Nós já sabemos que as atividades físicas podem ajudar a driblar os sintomas da tensão pré-menstrual. Mas a ioga é, no entanto, uma das melhores opções na hora de se exercitar. Isto porque, em suas aulas, existe um movimento específico que é perfeito para amenizar os efeitos da TPM e sua postura promete aliviar a cólica e até mesmo o stress.
6. CHI KUNG ALIVIA A DOR
A técnica do Chi Kung também pode ajudar a combater os sintomas da TPM, pois ensina movimentos que aliviam as dores da menstruação.
7. ALIMENTOS QUE SÃO GRANDES ALIADOS
Amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual já é ótimo. Imagina poder prevenir os incômodos dessa fase do ciclo menstrual? Alguns alimentos podem fazer este milagre por você, entre eles, os cereais integrais, a banana e leguminosas – feijão, lentilha, grão de bico.
por Lindizzima