Manter a dieta já pode ser difícil normalmente. A coisa piora ainda mais quando se trata de festas de fim de ano! Neste período, a rotina muda e dá lugar aos dias mais leves e menos disciplinados, tanto na alimentação, quanto na frequência dos exercícios físicos.
Para manter o peso e não sair da linha, reunimos algumas dicas preciosas de nutricionistas. "As férias não devem servir como desculpa para deixar de lado todos os bons hábitos alimentares adquiridos ao longo do ano", aconselha Graziela Thomas, nutricionista da Clínica Onodera Barra da Tijuca.
Entre os principais fatores que fazem engordar, estão: aumento do consumo de calorias vazias (ex.: sorvetes, doces, sucos e alimentos fritos) e falta de horário para comer, além do excesso de álcool. A quantidade de alimentos também deve ser dosada. "O ideal é não alterar por completo seu cardápio e, quando for se alimentar, não realizar refeições ou lanches com porções grandes. Isto pode ocasionar um ganho de peso indesejável", recomenda Graziela.
* Não fique horas sem se alimentar;
* Faça refeições leves a cada três horas para que o metabolismo se mantenha ativo e evite a compulsão alimentar;
* Tente fazer duas refeições completas por dia, ou seja, almoço e jantar, com uma composição equilibrada: legume e verdura + carnes + arroz ou batata ou massa. “Esse tipo de refeição controla o apetite fazendo comer menos”, alerta a nutricionista.
* Para evitar excessos em refeições em restaurantes, faça um equilíbrio: se o prato principal for muito calórico e você quiser pedir uma entrada, opte apenas por uma sopa ou salada e dispense os pãezinhos. Para beliscar, escolha apenas um tipo de petisco; de preferência, que não seja rico em gordura. “De maneira geral, começar a refeição pela salada ou por uma fruta é uma forma muito eficaz de aliviar a fome e evitar excessos”.
Imagens: reprodução
Entre as refeições, faça lanches saudáveis para levar à praia e evitar o consumo de frituras. "Uma dica é ter sempre um tira-gosto saudável na bolsa ou no carro", orienta Graziela. Tenha sempre à mão:
* barrinha de cereal;
* biscoito integral ou cream cracker;
* mix de frutas secas e frutas.
Dica: quanto menos paradas fizer em estabelecimentos que vão provocar muitas tentações, melhor, como as lanchonetes ou sorveterias. Para se refrescar, prefira os picolés de fruta à base de água.
Para não correr atrás do prejuízo depois!
por Lindizzima