Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um curso de Moda possibilita ao profissional formado ampla área de trabalho, mesmo que o senso comum aponte o bacharelado como formação somente para o estilista – que é o responsável pela criação de coleções de roupas e acessórios dentro das tendências.
O profissional de moda formado em uma faculdade de negócios está apto a trabalhar em gestão de um negócio de moda que vai desde uma loja, confecção ou marca, até mesmo desenvolvendo atividades nos setores de criação, produção e compra.
Imagem: reprodução
Conheça algumas das atuações que a graduação proporciona
Para quem tem interesse em cursar a área de moda sem deixar Santos, há duas opções de universidades na cidade que proporcionam o curso de Design de Moda. Uma delas é a Universidade Santa Cecília e, a outra, é a ESAMC Santos. Esta última listou, recentemente, várias áreas de atuação proporcionadas pelo curso:
Consultor de imagem – profissional que orienta e cuida da imagem de pessoas – públicas ou não. É ele quem define um estilo para o cliente, prestando assessoria desde a montagem do guarda-roupa até o corte de cabelo, por exemplo. Nesse sentido, essa assessoria pode ser constante ou somente para um evento específico, como para um casamento, viagem, etc.
Figurinista – profissional que desenvolve ou seleciona roupas para filmes, novelas, entre outros. É uma carreira que exige uma visão abrangente de história da moda e da arte e grande habilidade em pesquisa, pois o profissional irá adequar as vestimentas a uma época, cultura ou à intenção do autor da produção, seja ela qual for.
Editor – as edições sobre moda são um mercado em crescimento e exigem também profissionais com formação consistente no assunto. O editor de moda não só escreve, mas coordena muitas vezes toda uma equipe de fotógrafos e produtores, necessitando conhecimentos específicos de moda e grande domínio estético.
Produtor de moda – trabalha em eventos e campanhas publicitárias, responsabilizando-se pela organização desde o guarda-roupa até os ambientes para locação, cenários e profissionais envolvidos. Esse mesmo produtor pode coordenar e desenvolver um evento como um desfile completo ou trabalhar na produção executiva do desfile, cuidando de detalhes específicos como infraestrutura dos bastidores.
Áreas de criação
Mais voltadas para o curso de design de moda propriamente dito (para aqueles que querem seguir esta área).
Modelista – é o profissional que irá solucionar tecnicamente a roupa. Ele deve fazer o desenho da roupa se transformar em uma peça em moldes que poderão ser produzidos.
Designer de superfície – esta é uma área em crescimento. Nela o profissional irá trabalhar com estampas e criações para a indústria têxtil. (texto por Márcia Santtos – Mestre em Artes Visuais e professora de Desenho de Moda da ESAMC Santos).