-> LEIA MAIS: Dicas para aderir ao batom usado por Sophie Charlotte em "O Rebu"
Imagem: Pinterest (reprodução).
2. Aquela famosa fórmula de longa-duração dos batons foi criada graças a Hazel Bishop, um químico alemão que a desenvolveu por acaso enquanto trabalhava em um laboratório de dermatologia, durante a Segunda Guerra Mundial.
3. Um dos batons mais caros do mundo pertence à marca Guerlain, da linha 'KissKiss Gold and Diamonds Lipstick', e custa a bagatela de US$ 62 mil. O motivo do valor é sua embalagem feita com 110 gramas de diamantes.
4. A "moda" do batom se deu por conta de mulheres como Elizabeth Cady Stanton, Charlotte Perkins Gilman e outras feministas que pintaram seus lábios de colorido como uma forma de protesto pela liberação de voto para a população feminina, em 1912.
5. Tanto homens quanto mulheres eram adeptos de lábios pintados no Egito Antigo, como símbolo de status. Eles usavam batom diariamente e suas cores favoritas eram o magenta, o azul-escuro e o laranja (o vermelho não estava entre os queridinhos…).
6. Já na Grécia Antiga, o batom caiu de moda entre as classes mais altas, e era aderido apenas por prostitutas (o que deixou o produto estereotipado). A lei, inclusive, pedia que o acessório fosse usado por elas, para identifica-las mais facilmente e atrair os homens.
7. Pouca prática: na Roma Antiga, as mulheres que eram adeptas dos batons tinham um verdadeiro time para auxiliá-las em sua aplicação, devido à sua textura ultra-cremosa que borrava muito facilmente. O produto foi logo proibido, porém, por conter substâncias tóxicas em sua composição – como chumbo, o que causava vermelhidão.
8. Elizabeth Taylor, em seus áureos tempos de cinema, exigia que ninguém de seu set de filmagem usasse batom vermelho, apenas ela, que queria que o acessório de make se tornasse sua marca registrada.
9. Durante a Segunda Guerra, vários cosméticos tiveram sua produção reduzida quase que pela metade na União Soviética – menos o batom que, segundo Winston Churchill, era sinônimo de "explosão de moral" para as mulheres.
10. Dentre as substâncias tóxicas que continham os batons antigamente já mencionadas, estão a gordura animal, o suor de ovelha (oi?), a medula bovina e a escama de peixe – este último se manteve na composição dos batons ao longo dos anos e é usada até hoje, pois promove o brilho do produto.
11. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Manchester, os homens se sentem inconscientemente mais atraídos por mulheres usando batons. E mais! A cor influencia: segundo este estudo, batons vermelhos atraem o olhar masculino por 7,3 segundos, enquanto o batom de cor pink atrai durante 6,7 segundos. Já mulheres que não estão usando batom atraem os olhares por apenas míseros 2,2 segundos.
12. Na Inglaterra de 1.500 (d.C.) as pessoas acreditavam que o batom possuía poderes mágicos, como o de curar. A rainha Elizabeth era uma das pessoas que acreditavam nesta teoria e chegou a declarar que evitou sua morte por algumas vezes usando o batom – curiosamente, no momento de sua morte ela não usava batom nenhum… (fonte: Who What Wear).
por Lindizzima
Conheça o novo curso de personal stylist online em formato de ebook, escrito pela editora de Lindizzima!
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…