Medo de parar de fumar e engordar? Veja 8 dicas para evitar que isso aconteça

No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial contra o Tabaco, substância que tão mal faz à saúde. São inúmeros e inquestionáveis os benefícios atribuídos ao ato de parar de fumar, mas, para algumas pessoas, o ganho de peso ainda é um dos medos e dos motivos pelos quais as pessoas não se encorajam a largar este vício.

Quando uma mudança de comportamento como essa acontece, o ganho de peso pode acontecer, por isso, é importante ter alguns cuidados, especialmente com os hábitos alimentares. Roberta Stella, nutricionista-chefe do portal Dieta e Saúde, separou oito dicas para quem não quer que o ganho de peso atrapalhe a vontade de parar de fumar. Confira abaixo:

beleza | saúde | emagrecimento | cigarro | parar de fumar sem engordar | como parar de fumar sem ganhar peso | dicas para largar o cigarro sem ganhar peso | dicas para emagrecer
Imagem: Pinterest.

1. O fumo eleva o gasto energético das pessoas, mas não de uma maneira importante que justifique um ganho expressivo de peso. Ao parar de fumar, é importante controlar semanalmente o peso. Quando perceber que os quilos estão aumentando, é necessário adotar uma alimentação saudável para reverter esse quadro.
 
2. Ansiedade e estresse são dois fatores emocionais que justificam fumar e, após abandonar o vício, eles são canalizados para o prazer imediato que os alimentos proporcionam. Comer compulsivamente não irá solucionar problemas. Ao perceber que está usando o alimento como fuga, analise o que te deixa ansioso e estressado e busque alternativas para combater essa causa.
 
3. Evite substituir o hábito de fumar por ficar beliscando alimentos a todo momento. Não deixe balas, salgadinhos, chocolates ou biscoitos por perto. Estipule horários para realizar de 5 a 6 refeições por dia e cumpra-os.
 
4. Evite bebidas alcoólicas. Elas podem estimular o abandono do objetivo de parar de fumar, pois o consumo delas normalmente se associa ao cigarro.
 
5. Consuma alimentos que são fonte de antioxidantes, como as frutas e os legumes. Eles combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular.
 
6. Evite consumir alimentos ricos em óleos, como frituras, gratinados, molhos, tortas, manteiga, e dê preferência aos alimentos grelhados. Use azeite ou creme vegetal light.
 
7. Tenha sempre algum alimento com baixa quantidade calórica disponível para quando bater aquela fome no meio das refeições, como, por exemplo, barrinhas de cereais, frutas e iogurtes desnatados.
 
8. Aumente o nível de atividade física. Quanto mais ativo o indivíduo for, mais energia irá queimar, evitando que haja um ganho de peso. Praticar atividades físicas também ajuda a controlar a ansiedade e o estresse. Aposte nisso!

por Lindizzima

Adquira já seu curso de personal stylist online em formato de ebook e entre já para o mercado de trabalho de moda!

Post Anterior

Coleção One by One, da Melissa, chega em todas as lojas de São Paulo

Próximo Post

Três looks para inspirar sua produção deste fim de semana

Voltar ao topo