Faz tempo que abri mão de boa parte de todos os produtos "combatedores-de-pele-oleosa", para investir em apenas um: sabonete! Pode parecer folclore, mas lavar o rosto de duas a três vezes ao dia já ajuda em 80% a melhorar o excesso de oleosidade e a ter uma pele saudável. Por isso, fiz aqui uma seleção com 5 produtos, e conto minha experiência em relação a eles.
LEIA MAIS: Como fazer limpeza de pele
Imagens: reprodução.
1. Cetaphil – para peles sensíveis: este é o produto que eu uso atualmente [inclusive já fiz um post só sobre ele]. Reiterando o que já disse, o preço é salgado mas o resultado é muito bom. Além de ser um sabonete que rende bastante. E não se deixe enganar pelo substítulo "para peles sensíveis". Ele reduz significativamente a oleosidade – na verdade, pelo efeito contrário à maioria dos produtos. Como sua ação não remove 100% da oleosidade do rosto, a pele não sente tanta necessidade de fabricar o dobro do óleo para compensar o que foi removido. Este é o motivo porque este sabonete controla tanto o sebo da pele, além de acabar com as acnes. É mágico e eu indico!
2. Acnaid – para peles oleosas e acnéicas: já usei e posso dizer que não encontrei resultados muito sensacionais. Este é um sabonete que suga todo o sebo da pele. Resultado: a pele produz ainda mais oleosidade para compensar o que foi tirado e, aí, você vira o sebo em pessoa e, de "brinde", ainda ganha algumas espinhas.
3. Granado – antisséptico à base de enxofre: calma, o sabonete não tem cheiro desagradável só porque é feito de enxofre! Na verdade, não posso afirmar quanto a esta marca, pois o que usei não era da Granado [mas coloquei para ilustrar]. O que eu usei, ao menos, não tinha um cheiro tão insuportável e até ajudava, de certa forma, a conter a oleosidade. Não ressecava tanto a pele e, ao mesmo tempo, limpava bem. Sua eficácia não é tão grande quanto a do Cetaphil, mas é uma alternativa mais em conta e que também é boa.
4. Vichy (Normaderm) – gel de limpeza facial: apesar de ser um gel, classifico como sendo da família do sabonete, já que o objetivo também é limpar. O gel é uma ótima indicação para as peles sebosas, porque sua composição é um pouco diferente da do sabonete, além de ter uma textura mais leve e limpar bem. Este eu uso para viajar, porque a embalagem é melhor para ser transportada, e acho que sua eficácia se aproxima bem da do Cetaphil. Não é tão baratinho também, mas vale a pena.
5. Effaclar (La Roche Posay) – sabonete dermatológico purificante: aqui eu só trabalho com sinceridade, portanto, este é um gasto excessivo que julgo desnecessário. Por dois motivos: 1) promete desobstruir os poros, mas não é, na prática, útil para peles sebosas e 2) por ser um sabonete importado e de marca européia, não foi fabricado com o objetivo de cuidar da pele das brasileiras – esta informação me foi passada por uma dermato, antes que pensem que tirei da minha cabeça. Ou seja, nós moramos próximo aos Trópicos e, portanto, o clima quente torna nossa pele naturalmente mais oleosa. Já as européias têm a pele naturalmente mais seca, por moram em lugar mais frio. Conclusão: o sabonete tem alto fator hidratante, coisa que nossa pele não precisa tanto, e acaba focando em um objetivo que é diferente do nosso – controlar a oleosidade.
MAIS: Como organizar seus jogos de maquiagem
Alguém aí já usou algum desses? Comenta aqui comigo!
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…