Emagrecer é excelente e um fato que sempre nos deixa de bom humor. É bom lembrar, porém, que neste fato existe um pequeno lado negativo: a pele, que antes estava esticada, agora está flácida. Isto acontece, principalmente, em quem perde muito peso.
Precisamos nos lembrar de que existem áreas do nosso corpo que são fisiologicamente resistentes à perda de peso. Para os homens, por exemplo, a parte inferior do abdômen e as costas são as mais difíceis. Já para as mulheres são os quadris, as coxas e o bumbum. Não por coincidência, essas são também as áreas mais frequentemente associados a problemas de flacidez.
MAIS: As verdades e os mitos sobre dietas vegetarianas e veganas
Imagem: reprodução.
Uma das formas de saber se o que você tem é gordura ou flacidez é consultando um profissional da área e fazendo um exame específico para entender melhor qual é sua situação. Em nossa clinica, utilizamos o
exame de bioimpedancia para avaliar melhor o paciente.
DICAS PARA COMBATER A FLACIDEZ
1. Cuide da alimentação: um dos passos mais importantes a se tomar para diminuir a flacidez do corpo é balancear a alimentação. Aumente a ingestão de frutas e verduras de cores vermelha e laranja. Esses alimentos são ricos em vitamina C, essencial para a beleza da pele;
2. Não perca peso muito rapidamente: além da perda de peso, a idade, a má nutrição, a desidratação, a exposição excessiva ao Sol e o hábito de fumar podem afetar a elasticidade da pele. Além disso, a perda de peso rápida favorece a perda de músculos e não a perda de gordura. Não faça nenhuma dieta por conta própria, sem o acompanhamento de um profissional.
3. Pratique exercícios: procure por um esporte que trabalhe a massa muscular durante sua perda de peso. Muitas pessoas não se importam em perder massa magra, focando seus resultados apenas na perda de peso em si. Fique focado na perda de medidas, de percentual de gordura e de mudança de disposição.
4. Mantenha-se hidratado: a hidratação é importantíssima para nosso organismo, pois ajuda a manter a elasticidade da pele.
5. Consuma colágeno e elastano: o colágeno e o elastano são importantes para uma pele firme e saudável. Você pode encontrá-los em alimentos ricos em proteínas – como queijo cottage, legumes, tofu, feijão, nozes e peixe. Se preferir, use um suplemento para complementar a dieta, sempre indicado por um nutricionista – não pelo professor da academia, nem pelo vendedor.
6. Diga adeus ao sedentarismo: o sedentarismo é inimigo numero um da beleza da mulher. Se exercitar é extremamente importante para manter os músculos no lugar e ficar com a pele linda e firme. Então, é preciso deixar a preguiça de lado e escolher alguma atividade para começar a praticar o quanto antes (nem que seja se locomover de bicicleta, subir escadas ou ir a pé aos lugares).
A dança, a corrida e a hidroginástica são três opções de atividades físicas que você pode praticar para manter o seu corpo com “tudo em cima”. Você pode, também, praticar ginástica localizada para diminuir a flacidez em partes específicas do corpo, como bumbum e coxas.
7. Seja paciente: vá com calma nas expectativas dos resultados. Você já deu o primeiro passo, que foi perder peso, agora falta pouco! Cuide de sua pele, consulte um profissional e trabalhe para que a firmeza da sua pele volte.
MAIS: O que comer no pré e nos pós treino? Veja sugestões
por Mariana Cabral