Eu realmente detesto generalizar, mas, mediante alguns relacionamentos pelos quais já passei na vida e alguns aos quais já assisti, posso dizer que a grande maioria dos homens curte ver uma peladona gostosa numa revista, numa fan page ou em qualquer rede social por aí.
Ele pode te amar, te achar um tesão, mas, seja por desejo pessoal ou para fazer o "bonzão" na frente dos amigos, ele sempre vai dar uma espiada na bunda de outra, cuja foto foi publicada ou vazou nas redes sociais e nos grupos de mensagem instantânea.
MAIS: Notas sobre atração
Acontece que esta aparente "inocente brincadeira" envolve questões muito mais sérias que, infelizmente, ainda pouquíssimas pessoas pensam a respeito. Vamos começar pelo "beabá": Quando você, "macho viril, fodão, cheio de testosterona", olha para um par de seios na web ou num grupo de conversa pelo cel, você pára pra pensar que sua namorada/esposa/o que quer que seja pode estar olhando para o pênis de alguém também? E, caso você pare pra pensar nisso, você se incomoda em cogitar esta ideia?
Pergunto isso porque, se você se incomoda com algo que ela faz o qual você também faz, já começamos errado. E pode parecer óbvio, mas é muito comum (e triste) constatar que a maior parte dos caras que olham nudez não admite que suas mulheres o façam. Quer dizer: a mentalidade retrógrada, machista e patriarcal ainda permanece até mesmo nestes 'pormenores'.
Só porque TALVEZ seja menos comum mulheres olharem pênis alheios que homens olharem vaginas alheias, não significa que a atitude deles é mais "aceitável". Eu, particularmente, acho igualmente idiota. Eu não tenho interesse em olhar o pênis de um cara que nem conheço, que simplesmente decidiu postar a foto nas redes sociais – ou, então, nem decidiu, suas fotos vazaram. Neste caso, acho mais idiota ainda, porque estaria contribuindo para a invasão de privacidade do cara.
CONTRIBUINDO COM A ILEGALIDADE
E é aí que exponho meu segundo ponto: caras ou mulheres que olham fotos que vazaram e que divulgam estas fotos estão ajudando a propagar uma ideia extremamente imbecil, que é a invasão de privacidade. Não é porque eu, por exemplo, tiro foto nua para mandar pro meu namorado, que eu desejo que estas fotos sejam vistas por todas as pessoas que habitam a vizinhança ou a cidade. Tem gente que exibe suas fotos nuas porque quer, aí a história é outra. Mas, quando as fotos são hackeadas, isto é ilegal. E se você recebe uma foto que foi roubada e ajuda a divulgar, você está sendo cúmplice de um crime. E isto não é exagero; é muito sério.
O que mais me incomoda neste assunto é que, normalmente, são sempre fotos de mulheres que vazam. Já soube de homossexuais que compartilham um monte de fotos de nudez entre si e estas nunca se espalharem. Mas, quando se trata de casais héteros, a foto da menina sempre vaza e ela é quem leva a fama de "puta". Eu nunca ouvi alguém falar "fulano tira foto pelado e ex-namorada a publica" e, como reação da população, o cara ser chamado de puto, de fácil, de "piranho" e por aí vai. E ainda tem gente que acha o feminismo desnecessário ou algo ruim. E o pior: a pessoa culpada por deixar vazar as fotos sempre fica em off nos comentários, como se a culpa por isso ter acontecido fosse da pessoa que tirou a foto. É a mesma mentalidade escrota da cultura do estupro: "o culpado não é o estuprador maníaco, é a mulher que estava vestida de forma indecente". Por favor, né.
E aí eu tenho uma pergunta para aqueles que eu chamo de falsos moralistas: se você tivesse uma filha ou um filho, cujas fotos de nudez tivessem sido roubadas e chegado até seus amigos ou conhecidos, e eles ajudassem a divulgá-las, mandando para outros amigos, como você se sentiria? Ninguém pensa no próprio telhado, como sempre, por isso responder esta pergunta sempre se torna difícil. E o fato de a pessoa na foto não ser sua conhecida não torna o caso menos grave.
Imagens: reprodução.
TRAIÇÃO OU NÃO?
Agora, em nível de relacionamento, eu sempre digo que vai do que cada um aceita: se você acha que olhar "nudes" não é desrespeito, pondere se você não se importaria com a situação inversa. Se você se importa, é melhor pensar numa solução justa para ambos. Ou então, termine seu namoro e vá se satisfazer sozinho(a) olhando os nudes, no lugar de transar com uma pessoa de verdade. Cada um tem uma preferência!
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…