Estereotipado pelo uso das noivas e olhado com certa dúvida por várias gerações, o sapato branco foi promovido a sapato-tendência há algumas temporadas. Como tudo por aqui pelo Brasil demora um tempo até finalmente ser aceito pela massa, só agora dá para ver um look aqui, outro ali com a peça.
A grande dúvida da maioria das pessoas é: dá para usar sem parecer "noiva", ou algum profissional da área da saúde? A resposta é: "claro!". Vamos ver algumas opções.
MAIS: 5 produtos de beleza favoritos para o inverno
ESCARPINS
O scarpin é o modelo que mais causa estranhamento aos olhos, justamente, por conta dos "looks de noiva", dos quais ele sempre fez parte. O lance, para não parecer tão estranho, é investir em modelos diferentes – com fivelas e acabamentos metálicos, por exemplo -, e usar peças de roupas e acessórios igualmente modernos.
SANDÁLIAS
Outros modelos também aparecem, cada vez mais, na cor branca – como a sandália de plataforma tratorada, as sandálias de tiras e os sapatos com fivelas que deixam o pé bem à mostra. Seus formatos atuais servem para deixar de lado esse estereótipo de "casamento" ou "profissional da saúde".
TÊNIS
De todos os modelos de sapatos na cor branca, o tênis é o mais bem aceito. E os motivos são bem óbvios: gera conforto, é fofo e descontrai qualquer visual mais sóbrio. Dá para usar, inclusive, com saias e vestidos (adoro!).
Há algumas temporadas os modelos de sapato branco foram lançados nas passarelas de nomes como Alexander Wang, Phillip Lim e Isabel Marant. Os designers aderiram à cor para alguns modelos de suas coleções, tirando totalmente a "caretice" da cor branca com seus modelos super modernos.
VANTAGENS
– Alonga a silhueta de peles branquinhas;
– É uma cor neutra o que facilita combinação em diversas produções e cores, para não dizer todas;
– É leve e combina bem com a atmosfera do nosso verão;
– Entra como cor queridinha do inverno também, principalmente, no cenário internacional.
DESVANTAGENS
– Suja com facilidade;
– Apesar de ser uma cor neutra, combinar com o restante do look também branco pode tornar seu visual over;
– Você pode ser confundido(a) com profissionais da área da saúde, se não atentar para a combinação no look;
DICA EXTRA: O branco é subestimado e, muitas vezes, encarado como "cor fácil" de usar, o que não é verdade. É necessário uma dose extra de informação de moda para aderir à cor, principalmente, em sapatos. Uma maneira mais acertiva é combiná-lo a estampas gráficas e a cores e modelagens atuais – além de bons acessórios, como falei anteriormente. Nada de terninho – principalmente branco!
E aí, se convenceu a aderir ou ainda tem dúvidas? Conta para mim nos comentários!
Beijos e até a próxima,
Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…