Mês: maio 2018

5 dicas para fazer compras mais inteligentes

comprar | compras mais inteligentes | consumo | moda | ir às compras | como economizar

O ato de comprar: pra uns, um momento de lazer; para outros, uma necessidade. Seja qual for seu ponto de vista, é sempre bom sabermos comprar com inteligência – para ter não só um closet mais conciso, como, também, para não ficar no vermelho.

Por isso, hoje elaborei uma lista prática com 5 coisas essenciais para você praticar na hora de ir às compras – deixando seu ato de comprar mais inteligente!

1- FAÇA UMA LISTA

Ter uma lista de compras é sempre bom, porque te dá um norte do que você mais precisa. Enumere os ítens do mais necessário ao menos e procure não fugir do que está ali.

2- TENHA UMA PLANILHA

O povo de humanas ODEIA Excel, eu sei, mas, ele é uma mão na roda quando o assunto é organizar gastos. Faça duas tabelas simples, de Receita e Despesas; em Receitas você coloca cada um dos seus ganhos (ex. salário, bonificações) e, em Despesas, seus gastos fixos. Calculando sua média mensal de um e de outro você sabe quanto sobra para gastar com outras coisas – e, assim, pode se planejar melhor.

3- PESQUISE PREÇOS X QUALIDADE

Você quer muito uma peça de roupa? Ok. Mas, antes de comprar na primeira loja, analise mais de um lugar; compare preços, tamanhos e, principalmente, qualidade. Dependendo do custo-benefício pode valer a pena pagar mais caro numa peça que vai durar mais anos – no lugar de pagar bem baratinho, mas, precisar comprar de novo daqui a um mês.

4- EM DÚVIDA? NÃO COMPRE

Sempre fui a rainha do impulso e, de tanto passar boa parte da vida com o armário entulhado de coisas que não uso, comecei a refletir na hora da compra. Ou seja: se estiver na dúvida a respeito de algo, NÃO compre. Reflita, primeiro, se você precisa muito daquilo e se realmente fará diferença na sua vida; se a resposta for “não” para estas afirmações, você não precisa gastar com isso.

5- CRÉDITO SÓ EM ÚLTIMO CASO

Outra coisa que a vida de trabalhadora me ensinou foi a evitar parcelar coisas. Vale mais a pena guardar o dinheiro que você precisa para uma compra específica a ficar se endividando. Crédito serve para compras maiores, em que pagar à vista se torna inviável por conta do altíssimo valor. Sua saúde mental e sua vida financeira agradecem se você priorizar pagar compras pequenas à vista.

Imagens: Giphy.com & Unsplash

MAIS: Qual o conceito atual de elegância?

Gostou das dicas? Faltou algum conselho que você não leu aqui?? Deixe um comentário opinando ou tirando suas dúvidas.

Beijos e até a próxima 😉

Marcéli

Uma carta para mim mesma

comportamento | reflexão | carta para mim mesma 10 anos mais jovem | carta para mim mesma

Se eu pudesse escrever uma carta para mim mesma e fazer esta carta viajar no tempo, para a minha versão 10 anos mais jovem, eu diria muitas coisas que, com certeza, me ajudariam demais. 

Já pensou se sua versão atual pudesse conversar com sua versão mais nova, como seria? Eu tenho refletido bastante sobre isso – não sei se é reflexo do amadurecimento e do aprendizado ou se apenas ando emotiva porque, em pouco tempo, completo mais uma década de vida. Independente de qual seja a razão, aqui vai uma carta imaginária para a Marcéli 10 anos mais nova, dizendo algumas verdades…

x———————————————————————————-x

Querida Eu,

Não sei como você irá receber essa mensagem, mas, antes de mais nada, quero te dizer que a intenção aqui é a melhor possível. Em suma, quero te ajudar, te motivar e, claro, abrir seus olhos. Essa faculdade que você tá cursando meio que “obrigada”, sem saber ao certo se é isso mesmo que quer fazer da vida, vai te ajudar muito na carreira que você quer seguir. Na verdade, ela será sua base. Então, continue estudando firme e forte, faça seu TCC praticamente sozinha (há males que vêm para o bem) porque você não irá se arrepender. Aliás, se tem um conselho que eu devo te dar é: não poupe tempo estudando e trabalhando. Curtir a vida e causar é legal, mas, não desperdice tanto tempo em relacionamentos amorosos que não vão te levar a lugar nenhum; na real, a única coisa boa que você vai tirar destes namoros é descobrir aquilo que NUNCA mais irá querer num homem. E a listra é grande…

Guarde dinheiro. Reflita sobre seus gastos, pare de fazer aleluia com a sua grana com coisas tão supérfulas e passageiras – isto no futuro vai te trazer arrependimento. Faça mais contatos profissionais, viaje e conheça gente nova. Não tenha medo de passar perrengues em outros lugares, longe da “asa da sua mãe”. Ela vai estar lá quando você voltar, te dando todo apoio e carinho. Aliás: aquela viagem internacional, para estudar fora, com a qual você tanto sonha, sabe? Vai rolar. Vai demorar uns anos, mas vai acontecer. E o que posso te dizer é que, você só não vai aproveitar melhor, porque terá um pequeno “empecilho emocional” no meio. Mas como tudo nessa vida tem um lado bom, esse empecilho vai te ajudar muito a se manter focada nos estudos e a completar seu curso ganhando um puta de um B+ no seu trabalho final! Boa, garota!!!

Suas amizades atuais irão mudar MUITO. Quem você mais pensa ser sua amiga e protetora hoje vai se revelar uma enorme decepção; o seu círculo social, cujas pessoas você julga serem sua “segunda família”, irão se tornar completos estranhos futuramente. Mas não se assuste: a mudança será para melhor. E falando em mudanças… seu temperamento difícil vai sofrer altos abalos. Você vai aprender, pelo amor E pela dor, que nem tudo se leva a ferro e fogo e que a gente precisa SIM ser mais flexível pra sobreviver – e até para viver melhor com a gente mesma. Vai aprender a parar de ser tão autocrítica, principalmente com a estética, e pessoas de longe que você admira terão a oportunidade de te ajudar mais de perto a ter autoestima e amor próprio; a levantar a bandeira do feminismo, que você tanto admira mas que tanto te barram de levantar hoje. O mundo vai mudar demais em 10 anos e, apesar de muitos pesares, para melhor!

Você é uma menina sonhadora, cheia de vontade e de energia e isso vai ter trazer um benefício muito grande: vai te deixar à frente de muitos, profissionalmente falando. O segredo é manter o foco e tomar cuidado com sanguessugas que irão aparecer no seu caminho, tentando se aproveitar da sua capacidade e, principalmente, da sua ingenuidade. Ai, essa sua ingenuidade… sempre te fazendo cair em ciladas! A carreira que você vai trilhar vai te fazer conhecer muita gente escrota; você vai ter que se munir de toda paciência do mundo e de muita resiliência. E o lado bom disso? Que você vai CRESCER. Não só como profissional, mas,  como ser humano. Vão haver tombos, derrotas, mas muita, muita vitória. Em todos os setores.

E outra coisa maravilhosa que vai te acontecer é que você vai ter a oportunidade de trabalhar seu lado espiritual de maneira bem detalhada, o que vai te dar força e proteção em todos os setores da vida que você precisa. Portanto, grave essa frase: tudo que você “perder” a partir daí, não será perda, será LIVRAMENTO. Você vai se livrar de muito peso morto e muita energia parada que não te agregava em nada, o que será mais um trampolim pra te levar aonde você precisa. Não perca a fé, não se deixe levar pelas dúvidas, nem pelo medo, porque tudo que vir pela frente será bom. Acredite!

Você não vai casar tão cedo e os filhos que você NÃO planeja ter não vão vir mesmo, fique tranquila quanto a isso [risos]. Foque na sua vida profissional – essa sim precisará de muita atenção – e em amar e ser amada por aqueles que estão diariamente ao seu lado, te apoiando. Você vai precisar ser forte, inclusive, pra dar forças a quem está perto e que precisará muito de você. Baixe um pouco as armas e aprenda que ter força é também saber ouvir de vez em quando, não só lutar e revidar. No mais, nunca duvide por nenhum momento disso: você já é e continuará sendo um mulherão da porr@! Eu acredito em você, te amo e te admiro, com todos os seus defeitos e erros que já cometeu (e cometerá né, porque faz parte). Portanto: faça o mesmo.

comportamento | reflexão | carta para mim mesma 10 anos mais jovem | carta para mim mesma

Imagens: Unsplash [reprodução].

Te espero daqui a 10 anos pra gente continuar brilhando!

Com carinho e amor,

Eu.

Marcéli

Consumo e consumismo: duas vertentes que mudaram como fatores determinantes de elegância

consumismo | comportamento | elegancia | conceito atual de elegancia | consumo | consumismo | moda | moda atual | moda 2018 | spfw

Vamos fazer uma rápida retrospectiva da sociedade nos anos 90: elegância era sinônimo de consumismo. Desde que me entendo por gente, “era mais quem tinha mais”. Quanto maior o poder aquisitivo, mais um indivíduo era capaz de conquistar popularidade e respeito em seu meio.

Desconsiderar o outro por possuir menos era o beabá para ser uma it person. A coisa era três vezes pior quando o meio no qual nos inseríamos era a Moda. Redações, estúdios, camarins, semanas de moda, backstages, tudo “cheirava” a carão e soberba. Eu cresci, entrei na fase adulta, assistindo a isso.

comportamento | elegancia | conceito atual de elegancia | consumo | consumismo | moda | moda atual | moda 2018 | spfw

Tudo nos fazia sentir que jamais éramos “boas” o bastante para ser admiradas, para ser aceitas e, até mesmo, respeitadas. Influência de uma sociedade que outrora era muito mais podadora e cheia de estereótipos do que hoje? Com certeza. Graças a Deus, tudo muda e as coisas evoluem – o que nos faz refletir a respeito do conceito de elegância atual, que mudou um pouco dos anos 90 pra cá.

Consumo e consumismo são palavras bem parecidas e “parentes” lexicamente falando, porém, seus significados são um pouco diferentes dentro da minha interpretação. Você precisa do consumo para viver – você consome alimentos, produtos de higiene, produtos de limpeza, etc. Consumismo está intrinsecamente ligado ao ato de consumir de maneira compulsiva. Comprar para ser algo; para ter status, para receber aprovação. E este é um comportamento que herdamos da cafonice esnobe dos anos 90.

comportamento | elegancia | conceito atual de elegancia | consumo | consumismo | moda | moda atual | moda 2018 | spfw

Em tempos de crise e de estruturas político-econômicas abaladas, cada vez mais questionáveis, sair gastando que nem louca (ainda que você tenha dinheiro para isso) é, no mínimo, cafona. É como o cigarro: o ato de fumar na década de 20 era considerado chique, depois, caiu no conceito do senso comum e passou a ser considerado brega. Nos anos 2000 subiu um pouco no conceito geral e chegou a ser considerado “atitude descolada”, e hoje, finalmente, decaiu de vez, já que a saúde é uma das temáticas mais valorizadas por qualquer ser humano que preze pela própria vida. Hoje, fumar é, com o perdão da palavra, uma atitude imbecil.

Sou da opinião que cada um admira aquilo com o que se identifica. A grosso modo, em tempos onde a igualdade, o respeito e a solidariedade (felizmente) falam tão mais alto, e são consideradas premissas do bom convívio, simplesmente não combina ser arrogante, consumista, soberbo, egoísta. E, felizmente, esta é a visão de muitas pessoas. Elegância definitivamente mudou de conceito e se aperfeiçoou. Alguém “é”, hoje, não os bens que possui, mas o que carrega dentro de si. Alguém é suas atitudes, não suas posses. E este alguém ganha admiração através disso.

Uma prova destas mudanças são as coleções mostradas nas passarelas do SPFW n45. Perceba como o processo de criação ganhou novas propostas, como os estilistas se preocupam com matérias primas reutilizáveis – ao menos, alguns deles -; como as próprias modelos nas passarelas já não apresentam apenas um biótipo; o próprio show que é o desfile, hoje, é apresentado de forma totalmente diferente, irreverente, transgressora… Tudo isso é reflexo da mudança que acontece agora. A gente é o que a gente é, de fato; e não o que a gente possui.

comportamento | elegancia | conceito atual de elegancia | consumo | consumismo | moda | moda atual | moda 2018 | spfw

Créditos pelas imagens: Agência Fotosite, Unsplash e Pinterest [reprodução].

A moda não “dita” mais nada; formadores de opinião não são mais aqueles que podem muito financeiramente; a moda PRECISA de você para se consolidar e formadores de opinião, atualmente, são aqueles cujas ideias conseguem influenciar um maior número de pessoas. Que cativam, que explicam por A+B sua posição referente a qualquer assunto e provam isso de maneira convincente e ética. TER DINHEIRO, possuir peças de grandes marcas, gastar os turbos com coisas consideradas “chiques” é, hoje, nada além de ser vazio e não ter nada além disso para oferecer.

Perceba que minha crítica não é a quem tem grande poder aquisitivo e opta por comprar coisas caras, mas, a quem acha que pode ser SUPERIOR por causa disso.

MAIS: Por que precisamos falar de autoestima e sobre como cultivá-la

E convenhamos: o conteúdo que vem dentro da embalagem pode ser tão mais rico! Você não concorda? 😉

Beijos e boa semana!

Marcéli.

Luz pulsada: novo produto da Silk ‘n Revolution inova mercado de beleza

dica de beleza | depilação luz pulsada | depilador luz pulsada | silk'n revolution | infinity

Gilete é coisa do passado. Apesar da sua praticidade, muitas mulheres reclamam da pele ressecada e dos pêlos encravados gerados pela ação de raspar. Atualmente, os métodos mais procurados para eliminar os pêlos do corpo são a luz pulsada e o laser – que depilam sem deixar “rastros” e evitam o crescimento de novos pêlos no lugar.

dica de beleza | depilação luz pulsada | depilador luz pulsada | silk'n revolution | infinity

O problema é que ambos são métodos caros, cujo tratamento exige certa frequência no salão. Ou seja: é um gasto mensal ou bimestral certo.

O MÉTODO DE LUZ PULSADA SEM SAIR DE CASA

E se eu te falar que você já pode fazer a depilação com luz pulsada sozinha em casa, gastando com isso somente uma vez na compra do aparelho? A Silk ‘n Revolution, marca internacional de produtos de beleza para tratamentos estéticos, acaba de lançar o Silk’n Infinity’s eHPL, produto de luz pulsada que permite você remover pêlos indesejados de qualquer região do corpo sozinha.

dica de beleza | depilação luz pulsada | depilador luz pulsada | silk'n revolution | infinity

Imagens e vídeo: reprodução | Unsplash, Pinterest e Silkn.com

A melhor parte: é indolor e pode ser utilizado em qualquer região, inclusive em peles sensíveis, pois não causa vermelhidão! Você pode adquirir o produto através do site oficial da marca. Entrega no mundo todo e o frete para Estados Unidos e Canadá é grátis. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

MEU PARECER SOBRE A NOVIDADE

Eu já havia feito depilação a laser um tempo atrás, o que reduziu significativamente meus pêlos mais grossos, em regiões como perna e virilha. Estou super ansiosa para testar essa novidade revolucionária e contar para vocês o que estou achando.

Dica: para ter um resultado mais eficaz, o mais indicado é utilizar o aparelho no mínimo 8 vezes, com intervalos de 30 a 45 dias.

Você também pode me acompanhar pelas redes sociais – Facebook e Instagram. Aos poucos vou postando, através de lá, minha experiência com esta novidade! 🙂

MAIS: Um guia de cuidados para sua rotina de beleza

Quem testar também não deixa de expressar o que achou nos comentários 😉

Beijos,

Marcéli

Voltar ao topo