5 dicas para fazer compras mais inteligentes

comprar | compras mais inteligentes | consumo | moda | ir às compras | como economizar

O ato de comprar: pra uns, um momento de lazer; para outros, uma necessidade. Seja qual for seu ponto de vista, é sempre bom sabermos comprar com inteligência – para ter não só um closet mais conciso, como, também, para não ficar no vermelho.

Por isso, hoje elaborei uma lista prática com 5 coisas essenciais para você praticar na hora de ir às compras – deixando seu ato de comprar mais inteligente!

1- FAÇA UMA LISTA

Ter uma lista de compras é sempre bom, porque te dá um norte do que você mais precisa. Enumere os ítens do mais necessário ao menos e procure não fugir do que está ali.

2- TENHA UMA PLANILHA

O povo de humanas ODEIA Excel, eu sei, mas, ele é uma mão na roda quando o assunto é organizar gastos. Faça duas tabelas simples, de Receita e Despesas; em Receitas você coloca cada um dos seus ganhos (ex. salário, bonificações) e, em Despesas, seus gastos fixos. Calculando sua média mensal de um e de outro você sabe quanto sobra para gastar com outras coisas – e, assim, pode se planejar melhor.

3- PESQUISE PREÇOS X QUALIDADE

Você quer muito uma peça de roupa? Ok. Mas, antes de comprar na primeira loja, analise mais de um lugar; compare preços, tamanhos e, principalmente, qualidade. Dependendo do custo-benefício pode valer a pena pagar mais caro numa peça que vai durar mais anos – no lugar de pagar bem baratinho, mas, precisar comprar de novo daqui a um mês.

4- EM DÚVIDA? NÃO COMPRE

Sempre fui a rainha do impulso e, de tanto passar boa parte da vida com o armário entulhado de coisas que não uso, comecei a refletir na hora da compra. Ou seja: se estiver na dúvida a respeito de algo, NÃO compre. Reflita, primeiro, se você precisa muito daquilo e se realmente fará diferença na sua vida; se a resposta for “não” para estas afirmações, você não precisa gastar com isso.

5- CRÉDITO SÓ EM ÚLTIMO CASO

Outra coisa que a vida de trabalhadora me ensinou foi a evitar parcelar coisas. Vale mais a pena guardar o dinheiro que você precisa para uma compra específica a ficar se endividando. Crédito serve para compras maiores, em que pagar à vista se torna inviável por conta do altíssimo valor. Sua saúde mental e sua vida financeira agradecem se você priorizar pagar compras pequenas à vista.

Imagens: Giphy.com & Unsplash

MAIS: Qual o conceito atual de elegância?

Gostou das dicas? Faltou algum conselho que você não leu aqui?? Deixe um comentário opinando ou tirando suas dúvidas.

Beijos e até a próxima 😉

Marcéli

Post Anterior

Uma carta para mim mesma

Próximo Post

Dica para customizar suas peças de roupa: conheça a Arranjos Express

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Voltar ao topo