Falei hoje mesmo, no meu novo vídeo para o IGTV, que tudo que “vira moda” nada mais é que um reflexo da nossa necessidade, dentro da sociedade.
Por que casacos de pêlo (fake, por favor!) são moda em muitos lugares? Por conta da necessidade que o inverno rigoroso, em certos países, demanda. Por que as sandálias, os óculos de Sol e os chapéus são moda? Pela necessidade de se proteger do calor e de encarar o verão. Toda moda, na realidade, é um reflexo comportamental. O mercado gera um desejo em cima de algo que se torna uma necessidade, mediante certo período no qual a sociedade se encontra.
E hoje, com as máscaras de proteção, não seria diferente. O momento de pandemia exige cuidado e higiene redobrados, isolamento social e, SIM, goste você ou não, o uso de máscaras faciais para conter o contágio do vírus Covid-19, que é transmitido tão rapidamente.
POR QUE A MÁSCARA É OBRIGATÓRIA?
Vamos a um breve passo a passo bem explicativo, pra quem ainda não entendeu:
Deu pra entender, né?! Se TODO MUNDO usar máscara pra pisar fora de casa, a chance de contágio diminui para 1,5%. E é bom reforçar que, sim, sabe-se que 1% ainda é 1%, portanto, chances existentes de ocorrer contaminação. Mas, esse contágio, além de reduzir, desacelera. Afinal, não queremos sobrecarregar o sistema de saúde, nem queremos correr o risco de passar vírus para familiares ou, até mesmo, de pegar, né!? Se você quer isso, bem… não faz sentido você estar aqui nesse post, pra começo de conversa.
QUANTAS MÁSCARAS DEVO TER?
A moda tem se transformado e, cada vez mais, a necessidade de consumo tem se direcionado realmente para o que a gente precisa e não para o que a gente quer, num impulso. Acredito que, tanto neste momento de pandemia, quanto num momento de pós-pandemia, esse comportamento será adotado por cada vez mais pessoas.
O Ministério da Saúde já explicou aqui que o ideal são 5 máscaras por pessoa. No momento, eu tenho 2: uma eu comprei, outra eu ganhei. Se isso vai se tornar necessário a ponto de eu ter uma coleção delas? Acho pouco provável. Mas, o fato de já existirem modelos com estampas, cores e acabamentos diferentes, nos faz sim querer ter mais de 1 modelo, pelo menos. E, bem, de acordo com as instruções do ministério da saúde, eu ainda “posso” ter mais 3! #Aloka.
Porque, né? Já que passou a ser um item obrigatório, de autocuidado e de cuidado com o próximo, bora investir dentro do possível! E, óbvio, por que não, também, doar ou, até mesmo, presentear? Aproveita pra fazer uma boa ação. Vamos ver quais modelos o pessoal tem usado por aí, ao redor do mundo:
Percebe-se que logomarcas e jargões já invadiram as estampas do novo it-acessório, o que facilita a nossa vontade de adquirir uma. Vícios de mercado à parte, eu diria que é uma boa maneira de atrair o desejo de consumo e de uso daquelas pessoas que ainda não aceitaram muito bem sua obrigatoriedade.
MAIS: O mito da calça jeans na coloração pessoal
E você, o que me diz dessa nova tendência de moda que permite perdurar no mercado? Você é contra? É à favor? E por que?? Me conta!
beijos e até a próxima,
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…