A 55a temporada do SPFW aconteceu em três pontos principais espalhados pela cidade de São Paulo: Senac Lapa Faustolo, shopping Iguatemi e Komplexo Tempo, além dos desfiles externos em pontos específicos escolhidos pelos designers das marcas.
Ao longo de uma semana de evento, milhares de pessoas circularam pelos locais prontas para inspirar e serem inspiradas.
Uma pergunta que sempre me fazem ainda, quando o assunto é semana de moda, é: “por que algumas peças são tão estranhas? Eu nunca usaria nada disso no dia a dia“.
Eu sempre sugiro que você encare a semana de moda como uma grande galeria de arte: nem tudo que veremos irá nos encantar, mas, podemos encontrar algo que nos encante em meio a tudo que vemos.
Além disso, apesar de toda a transformação pela qual as semanas de moda têm passado, ainda existem estilistas que apostam no conceitual. Eu, como consultora de imagem e estilo, sempre vou pelo olhar mais comercial, pois a minha intenção é estudar o mercado sob o viés do consumo, até mesmo, para saber o que sugerir às minhas clientes em termos de estudo de estilo.
Então, dito tudo isto, vamos ao que interessa: abaixo listarei meus desfiles favoritos e as razões pelas quais eles recebem essa classificação. Depois, falaremos sobre as tendências mais vistas.
Vamos lá?
Sempre classudo e com uma pegada de drama misterioso que são a assinatura do estilista, a coleção feita em comemoração aos 20 anos de marca não poupou inovações e impecabilidade, sem perder seu DNA.
Posso ser suspeita quando se trata de João Pimenta, pois sempre fui admiradora da marca desde que a conheço; mas que ele faz trabalhos manuais incríveis que podem ser consideradas verdadeiras obras de arte, isso é inegável.
Do ponto de vista “vida real”, pode-se tirar proveito dos blazers usados com cinto, das saias de tule, os quimonos em renda, as saias midi, as calças pantalonas e as camisas de seda.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Quando o desfile passa por fashion film, eu sou da opinião de que as roupas precisam passar todo sensorial – ou o mais próximo disso – como se estivéssemos presencialmente. A Irrita cumpriu bem esse papel.
Estreante na semana de moda, trouxe um apelo tropical às peças muito refinadas, com uma linda cartela de cores e uma brasilidade sem clichês.
As estampas, apesar de informativas, dialogam bastante com o estilo elegante e, sem dúvidas, com o criativo e pode fazer interessantes contrapontos num look montado com outras peças mais básicas, uma proposta para as menos ousadas.
Assista ao fashion film completo:
Só pela trilha sonora com Rita Lee, essa marca já ganharia meu coração e minha lista de favoritos no ato. Mas, foi mais que isso: Patrícia trouxe um apelo fetichista nas peças em couro que ganharam bossa e um viés romântico, que faz parte do DNA de sua marca, através dos desenhos florais estampados em recortes.
Tudo muito desejável especialmente para as amantes dos estilos sensual, elegante e feminino/romântico.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Criativo em nível máximo e muitíssimo democrático pela proposta que estrutura toda construção da marca, o styling de Dudu Bertholini arrasou nas cores e nas proporções, traduzindo um desfile que traz mensagem, é conceitual e, ao mesmo tempo, encanta.
O brilho e as cores, além de alegrar a atmosfera, trazem o tom do manifesto aos corpos diversos, à pluralidade de gêneros e ao acesso a todos os públicos de uma moda empolgante e inspiradora.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
A gente sabe quando é Meninos Rei começando por dois pontos cruciais: primeiro, as estampas étnico-tribais e a explosão de cores adentrando a passarela e, segundo: a música impactante de arrepiar o corpo e a alma.
Assim como Walério Araújo, os desfiles da marca, pra mim, são muito mais que arte e mostruário de coleção e de tendências: é um verdadeiro show à parte, para curtirmos cada momento.
O único defeito mesmo foi ter tanta aglomeração na sala de desfiles a ponto de eu pouco conseguir enxergar as peças muito de perto. Ponto aqui para o estilo dramático, nitidamente marcando presença, a meu ver, na atmosfera da coleção.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Não é novidade para quem me acompanha a minha grande queda por marcas mineiras pelo evidente capricho em detalhes e pela veia romântica que quase todas elas carregam.
Apartamento 03 não é diferente e eu simplesmente me encantei com o metalizado atrelado aos florais que acompanhavam vestidos e conjuntos pra lá de elegantérrimos. Alás, aqui os estilos romântico, criativo e elegante podem facilmente fazer morada.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
O tema da coleção foi “tons de pele” e eu achei simplesmente incrível a linearidade da coleção desfilada na passarela (coisa que foi rara nessa temporada, diga-se de passagem), com todos os tons de beges e marrons em dégradé, ora monocromáticos, ora em lindos trabalhos de estampas realistas.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Duas coisas que amo super presentes no desfile: cores e brechó – este, inclusive, tema central da coleção da marca estreante na semana de moda paulistana.
A vibe descontraída das modelos na passarela, super à vontade com os looks mais clássicos e com pitada criativa, era de contagiar, além da música revisitando os anos 1980 numa pegada disco deliciosa, na minha opinião.
Looks preferidos:
Assista ao vídeo completo:
Disparado ao lado de Thear, foi o desfile mais emocionante da temporada. O designer da marca homônima trouxe um apelo à preservação das reservas indígenas em uma coleção estupenda nos quesitos acabamento e cores.
As referências tribais deram vida a vestidos fluídos agêneros em tecidos nobres de caimento perfeito. Espero de verdade ver mais disso no próximo show!
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Se eu tivesse que eleger um pódium ou um top 10 de desfiles preferidos, Thear estaria em primeiro lugar. Ponto principal, a qualidade impecável de seus acabamentos nas peças, fluídas, elegantes e ao mesmo tempo que trazem um minimalismo carregam um apelo romântico – e, aí, vamos ao ponto dois. A referência de Cora Coralina e o tema “todas as Coras” finalizando com a entrada da senhorinha foi o ápice da emoção.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Quem é de umbanda não consegue não vibrar com referências da religião afro em qualquer desfile. Foi assim com Meninos Rei e assim também foi com Santa Resistência, que trouxe referências espanholas para sua coleção.
Os vestidos e a “pomposidade” de exus e pomba-giras enfeitaram a passarela no preto e vermelho, em peças esvoaçantes em vestidos e capas.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Eu sempre digo que os desfiles do Walério são verdadeiros shows. É aquela pausa necessária da correria insana da cobertura pra ser leve, rir e sorrir ao som de músicas animadas e de referências dramático-divertidíssimas que dão a inspiração para suas coleções.
Se você não for adepta do estilo dramático, bem provável que não ache nada de sua passarela usual. Mas não tem problema, porque de conceito ele entende e entrega MUITO BEM. Aqui, mais uma entrega e tanto para as fãs do estilo dramático.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Alfaiataria revisitada e uma cartela de cores belíssima definem o desfile. Se o verão pede coisas leves, e se buscamos nos vestir de forma fresca sem perder a elegância, a solução está na coleção de GregJoey.
Fiquei encantada como ele uniu o simples ao refinado e trouxe ideias fluídas, confortáveis e chiques em suas propostas, tão versáteis que vários estilos poderiam ser adeptos, do elegante ao criativo, passando, claro, pelo esportivo.
Looks preferidos:
Assista ao desfile completo:
Imagens: Agência Fotosite – portal FFW / Vídeos: SPFW [reprodução]
Pontuar tendências é uma tarefa que toda profissional que trabalha com a imagem em algum nível precisa fazer para estar atualizada, tanto no quesito mercado macro, quanto no quesito consumo individual.
O que temos nessa temporada para este e os próximos meses:
Vale lembrar que ainda com todas as referências de moda, imagem e estilo sempre vêm antes e descobrir o que está alinhado com sua personalidade e o que realça seu potencial é o ponto de partida para a autenticidade.
Alguma dessas apostas condiz com sua personalidade e objetivos? Reflita e conte aqui pra mim.
Até a próxima temporada de desfiles,
Beijos
Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…