Talvez você nunca tenha ouvido falar de circuitos de recompensa – mas você, com certeza, já fez uso deles.
Você já optou por comer uma comida muito gostosa ao invés de uma opção não tão prazerosa, mas saudável? Por ouvir uma música que te fizesse se sentir mais animada(o) ao invés de iniciar uma conversa mais “pesada” com alguém? Já fez uma compra no impulso ao invés de guardar dinheiro?
Se a resposta foi “sim” para alguma destas perguntas, você fez uso do seu circuito de recompensa, mais especificamente, ativando seu lado cerebral que traz as recompensas rápidas.
Vou pular os termos e as explicações científicas e vou direto ao ponto, explicando essa relação com sua autopercepção. Os circuitos de recompensa mais usuais ativam nossas recompensas rápidas e, portanto, nos causam uma injeção de bem-estar que é intensa, mas, é passageira.
Os exemplos que citei anteriormente foram mais lights, mas estes circuitos podem ser periogosos, se não os usarmos com muito foco, e até nos levar a vícios – se falarmos sobre drogas, por exemplo, atreladas a dependências químicas ou sobre qualquer dependência psicológica.
Quando falamos na injeção intensa de bem-estar, é claro que toda pessoa vai querer essa sensação. O problema é que ela é rápida, o que leva a pessoa a querer essa sensação de novo – e buscá-la. Se nos deixamos levar por esse eterno ciclo vicioso, que mensagem estamos passando ao nosso próprio respeito?
No mínimo, que somos imaturas(os); que somos superficiais; que não estamos construindo nada, mas, possivelmente, destruindo – saúde mental e financeiro são alguns tópicos só para exemplificar. O problema do prazer imediato é que ele acaba muito rápido, deixando, apenas, um mal estar e uma sensação de arrependimento.
“Então a gente vive sem a recompensa?” você pode se perguntar. Não! Mas o grande segredo que traz um bem-estar genuíno está na recompensa a longo prazo.
Vamos de exemplos? Exercício físico, um novo curso, um investimento, um tratamento médico… são situações que parecem pouco atrativas de cara, porque não geram, de imediato, aquela sensação intensa do bem-estar.
Mas isto é porque as pessoas estão focando somente no imediato. Quando pensamos no final de cada um destes processos que mencionei, olha quantos ganhos essas situações nos trazem:
Estes são só alguns exemplos, mas, eu poderia citar muitos outros cuja recompensa está no “fim” do processo e não no início dele. E toda essa recompensa se torna muito mais longa, com efeitos permanentes, diferente das recompensas imediatas que só acontecem num momento curto e depois acabam, gerando aquele peso na consciência que você, com certeza, conhece.
E o que essa recompensa de longo prazo pode te mandar de mensagem subliminar, lá para o seu inconsciente? Que você é uma pessoa madura, responsável, que pensa no futuro; traz a sensação de conforto e bem estar, de saber que o que está fazendo agora trará muitas colheitas depois, por muito tempo… Traz uma sensação sem igual de segurança. Muito diferente das recompensas rápidas.
O prazer a longo prazo renova sua autoestima e traz uma autopercepção de empoderamento, de “ser dona(o) de si mesma(o)”. Algo semelhante com a Consultoria de Imagem e Estilo? Eu te digo: SIM, ABSOLUTAMENTE.
Muitas pessoas ainda têm a crença de que o serviço de Consultoria de Imagem e Estilo pode ser facilmente ser substituído por uma tarde de compras no shopping. Mas ambas as situações são completamente antagônicas, considerando os efeitos mentais e emocionais que cada ação tem.
Enquanto a Consultoria de Imagem vai cuidar do seu circuito de recompensa a longo prazo, trazendo bem-estar e uma construção de autopercepção definitiva, com base sólida, a ida às compras vai te trazer o prazer momentâneo de comprar algo que, possivelmente:
A grande questão da maioria das clientes que se tornam ADE’s – que passam pelo processo de Consultoria de Assinatura de Estilo, serviço que ofereço – sempre é ter muita coisa no armário que não usa ou não reconhecer o próprio estilo.
Estes são problemas que vêm, justamente, do uso contínuo das soluções paliativas – pois elas não resolvem as questões emocionais ou de autoestima, apenas as “maquiam“.
Para trabalhar o autoconhecimento de modo a se tornar dona de suas decisões, trazendo para o externo este empoderamento, convido você a conhecer cada processo do meu serviço, tanto no Pacote Pocket, quanto no Pacote Premium.
Eu tenho certeza que com a minha metodologia, que é a ÚNICA do mercado que atrela toda a expertise em Moda e Estilo à especialidade em saúde mental e desenvolvimento humano, você vai elevar sua autopercepção de um jeito irreversível e isso te levará a um caminho muito mais feliz.
Vamos começar? Preencha a Aplicação de Consultoria ADE e retornarei seu contato pra alinharmos o melhor formato para o seu momento.
Beijos e nos vemos em breve!
Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…