Chega de enrolação. Eu falo sobre isso em todos os meus canais – Youtube, Instagram – então, por que não rasgar o verbo aqui no blog, também, uma vez que blog é uma das principais ferramentas do Marketing Digital?
Você como empresário, investidor ou o que quer que seja, acha que seu trabalho não precisa de Marketing? Então eu vou começar do beabá para leigos entenderem.
Marketing é o nome que se dá a todo trabalho voltado para ampliação de visibilidade e de público. Ele pode ser focado em uma marca, uma empresa, uma pessoa, um modelo de serviço… o objetivo principal é sempre manter o cliente em foco.
Mídia é todo veículo de comunicação através do qual o Marketing pode ser trabalhado. Estes veículos podem ser:
Dentro dos tipos de mídia existem dois subtemas que se dividem em MÍDIA TRADICIONAL e MÍDIA DIGITAL. Por que tradicional? Porque estão ligadas ao convencional, ao mais antigo, ao que todo mundo já conhece ou já ouviu falar. Logo, temos a seguinte subdivisão:
E as mídias digitais, afinal, o que são, ao que se resumem? Estas são, basicamente, a evolução dos veículos de comunicação. Em um mundo digital, cada vez mais prático, todo mundo está conectado de alguma forma – geralmente, pelo smartphone.
As pessoas estão sempre apressadas e precisam de praticidade. Dificilmente gostam de sentar para assistir a uma propaganda na televisão que dura 15 minutos, ou ler um anúncio no jornal de 2 páginas. A rapidez oferecida pelas mídias digitais acaba fazendo com que estas sejam preferência na hora da comunicação e da mensagem de Marketing.
A pergunta no estilo “Globo Repórter” é justamente para ironizar a estranheza com a qual algumas empresas (ainda) olham para o marketing digital. E isto não inclui somente meu trabalho de influencer, por exemplo. Este, aliás, é um grande detalhe para o qual poucos se atentam ao julgar mal essa vertente do Marketing.
Marketing Digital é tudo que não está no ramo analógico. E tanto as mídias tradicionais já se ligaram nisso que, muitas delas, já têm suas páginas no Facebook, seus perfis no instagram e seus websites.
As lojas não se limitam apenas a terem seu espaço físico, querem sua loja virtual. E tudo isso por que? Porque as pessoas, definitivamente, passam muita, senão a maior parte do seu tempo conectadas.
Como toda mídia – TODA, seja tradicional, seja digital, retorno de marketing é visibilidade. O seu investimento é estipulado pela quantidade de visibilidade que certo veículo oferece e pela produção de conteúdo que será feita em cima disto.
Vamos a um exemplo prático?
Em um dos meus formatos de divulgação que ofereço para clientes, existe o publi-editorial. E no quê consiste esse trabalho? Só tirar fotos?? Óbvio que não. O buraco é bem mais embaixo. Neste trabalho que leva só 1 nome para facilitar, são feitos os seguintes jobs:
Perceba que só aí já são seis trabalhos diferentes inclusos em um só pacote de divulgação para o cliente. Se você, enquanto empresário, for buscar por isso através de uma agência de Marketing, pode ter certeza de que não conseguirá um trabalho deste por menos de R$2 mil, chutando baixo. Aliás, R$2 mil é somente um trabalho de styling, que está enumerado na função 3 da lista.
Este formato de trabalho que ofereço aos meus clientes inclui tudo isso, tem altíssima qualidade e não custa nem metade do preço que mencionei acima. Aí é uma questão de se perguntar: quanto será que vale investir na minha marca? Porque é exatamente isso que trabalhar com marketing digital representa: investimento.
Repita comigo: vendedor é pago para gerar VENDAS. Influencer é pago para gerar CONTEÚDO e VISIBILIDADE. Não seja o tipo de empresa lixo que só quer pagar mídia digital com comissão. Nenhum profissional, aliás, tem que ser pago desta forma. Todo mundo tem um custo de vida, desde que abre os olhos e levanta da cama, até a hora que vai dormir.
Não existe receber somente quanto se gera lucro a um terceiro. Isso tem outro nome: EXPLORAÇÃO. Falo mesmo.
As pessoas precisam parar de pensar que pagamento de mídia digital se difere de mídia tradicional. Não sei quem foi o lunático que criou isso, porque simplesmente não existe. O profissional de marketing digital estudou e se formou na área dele (ou, ao menos, deveria) e merece ser pago tanto quanto um profissional que trabalha em uma mídia tradicional.
Vamos abrir a mente de uma vez por todas para esse novo mercado que já existe e já ganhou muito terreno, pois rivalidade não leva a lugar nenhum. Todos precisamos uns dos outros, em todos os âmbitos.
Qualquer dúvida, já sabem! Chama a tia aqui que ela te ajuda 😉
beijos e até a próxima!
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…