#Publicidade
Você provavelmente já ouviu nutricionistas, profissionais de fitness e até a sua celebridade favorita falar sobre a importância dos antioxidantes na dieta diária. Mas, o que são os antioxidantes e o que os fazem aparecer em tudo hoje em dia – de alimentos a suplementos?
Antioxidantes são moléculas ou substâncias naturais presentes em certas frutas, vegetais e algas. Eles são essenciais para o funcionamento normal do corpo porque protegem as células dos danos oxidativos provocados pelos radicais livres.
Com o tempo, o estresse oxidativo pode danificar as células, tecidos e proteínas, aumentando o risco de doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson, síndrome da fadiga crônica, doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Antioxidantes comuns encontrados em alimentos naturais incluem betacarotenos, flavonoides, polifenóis, vitaminas C e E, e selênio. Por isso adotar uma dieta que inclua frutas e hortaliças de cores fortes e até suplementos veganos à base de microalgas, como spirulina cápsulas, é vital para sua saúde geral.
Se você deseja adicionar alimentos e suplementos ricos em antioxidantes à sua dieta, a lista abaixo pode ajudá-lo a escolha as melhores maneiras para isso:
Frutas vermelhas e roxas
Todos os tipos de frutas vermelhas e roxas, especialmente mirtilos, amoras, cerejas, uvas e morangos são excelentes fontes de antioxidantes como antocianinas, ácido elágico, quercetina e resveratrol. Estes fitoquímicos possuem propriedades anti-inflamatórias e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.
Spirulina
Esta microalga com status de superalimento tem alto teor de proteínas e é rica em antioxidantes, entre os quais se destaca a ficocianina, que dá à spirulina sua cor verde-azulada original. Além de combater os radicais livres, a ficocianina pode inibir a produção de moléculas inflamatórias. Os antioxidantes da spirulina também são eficazes para reduzir a peroxidação lipídica, conhecida por causar doenças cardiovasculares, por exemplo. A spirulina pode ser encontrada desidratada, em cápsulas ou em pó.
Tomate
Os tomates são ricos em três tipos de antioxidantes: licopeno (o pigmento que dá cor aos tomates), vitamina C e vitamina A. A vitamina C é um dos antioxidantes mais eficazes encontrado nas frutas e vegetais, enquanto a vitamina A ajuda a melhorar a saúde dos olhos.
Feijão
Além de ser uma excelente fonte de fibras e proteínas, o feijão também é rico em flavonoides e polifenóis. Dentre esses compostos destacam-se as antocianinas, que ajudam a inibir a oxidação eliminando os radicais livres.
Chocolate amargo
O chocolate é feito a partir da amêndoa do cacau, rica em antioxidantes, como os flavonoides, epicatequina (como a vitamina C) e resveratrol, um potente composto fenólico que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Alho
O alho contém altos níveis de um composto chamado alicina – que é conhecido por ser um dos antioxidantes mais poderosos já estudados.
Sementes
Estes pequenos e versáteis alimentos são embalados com uma variedade de potentes antioxidantes que protegem o corpo contra danos celulares e infecções. As sementes de abóbora são fonte de carotenoides e vitamina E, saudáveis para o coração. As sementes de girassol contêm quantidades significativas de selênio, vitamina E e zinco, importantes para a saúde do cérebro. Sementes de chia, linhaça e gergelim também são ricas em antioxidantes.
Castanhas
Nozes e castanhas podem ser uma boa fonte de antioxidantes como polifenóis e vitamina. São repletas de ácido elágico e ácido gálico – compostos polifenólicos conhecidos por reduzir a inflamação e minimizar a oxidação nas células.
Vegetais verde-escuros
Vegetais como brócolis, couve e espinafre são excelentes fontes de antioxidantes, como ácido alfa lipóico, betacaroteno, luteína, kaempferol, quercetina e sulforafano – todos estimulam as defesas do organismo contra os danos oxidativos.
Ameixas
Ameixas frescas ou secas estão repletas de compostos fenólicos, particularmente ácido neoclorogênico e clorogênico, que facilitam o reparo do DNA e podem ajudar a diminuir o risco de câncer.
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…