Imagine ter todas as novidades de beleza em um só lugar, com apenas um clique? De olho nas inovações tecnológicas e atentas ao crescente potencial do mercado da beleza ao redor do mundo, Tatianne Carvalho, Sophia Machado, Mariana Blanco e Lenize Oliveira – alunas do curso de Propaganda e Marketing da ESAMC Santos – tiveram uma ideia inovadora.
Elas foram vencedoras do 1º Desafio Startups Universitário com o “My Nécessaire”, um aplicativo totalmente voltado ao universo da beleza. A ideia é criar um espaço onde as usuárias poderão ter seu próprio perfil, como um facebook. Ali será possível listar seus produtos favoritos, fazer resenhas, classifica-los, acompanhar as novidades e interagir com outras beauty lovers ao redor do mundo. Lindizzima conversou com Mariana Blanco e Lenize Guimarães, duas das idealizadoras do app, para saber um pouco mais sobre o projeto. Confira abaixo!
Imagem: divulgação
1) Como surgiu a ideia de criar um aplicativo de beleza?
A ideia surgiu quando vimos que as mulheres querem conhecer mais sobre os produtos que desejam comprar para saber se aquele investimento realmente vai valer a pena. Já caímos muito no conto do vigário de vendedoras que indicam produtos prometendo grandes soluções, que muitas vezes não são cumpridas. Além disso, ao buscar essas informações na internet, as mulheres vão se deparar com muitos resultados em páginas diferentes, o que acaba não sendo muito prático se ela não tem uma blogueira preferida (em que ela confia, principalmente!).
2) Quais foram as premissas para poder criá-lo? A burocracia é muito grande?
A principal premissa foi a da oportunidade no setor de cosméticos no Brasil, que é muito grande e crescente, além de ser um assunto do nosso interesse e que ainda não tem um app que supra a necessidade que comentamos. Ainda estamos fazendo algumas modificações no projeto e não o colocamos no ar. Mas, pelo que vimos, não existem grandes burocracias. Qualquer um pode fazer.
3) Quais os app's de moda e beleza que vocês costumam acessar?
Não costumo utilizar nenhum app de beleza, já que não encontramos nenhum com as funções que queríamos. Ainda sou adepta dos blogs, mas sinto muita dificuldade em acessar os sites via móbile, já que muitos não são responsivos (adaptáveis ao móbile).
4) Pretendem dar continuidade ao projeto ou aperfeiçoá-lo?
Já tivemos algumas reuniões com pessoas do ramo que tiraram as nossas dúvidas e sugeriram algumas melhorias. Por enquanto, estamos trabalhando no projeto para então o colocarmos em desenvolvimento. Também iremos trabalhá-lo em nosso TCC, no ano que vem.
5) Qual o conselho que você(s) dariam para quem também quem ser uma “empreendedora digital”?
Que empreender na área digital requer dedicação e, por isso, é preciso amar aquilo que está fazendo. Senão, isso se tornará um peso, uma obrigação, e dessa forma fica difícil se dedicar. Outra dica é que é necessário focar sempre em um conteúdo relevante, já que é isso que buscamos na internet.
Além disso, nunca subestimem uma ideia, por mais simples que pareça. Nós mesmas já criamos projetos que nunca saíram do papel e meses depois vimos alguém que teve a mesma ideia dando vida a ele. Preguiça é a última coisa que se pode ter em um momento desses, então tome qualquer ideia como uma oportunidade, pesquise a fundo e se achar que existe uma chance de sucesso e invista nela.
Estamos ansiosas para testar!
por Lindizzima