Será que o que eles falam é mesmo verdade ou são apenas expressões prontas para nos engabelar? Vamos analisar algumas delas.
Imagem: Rebloggy.com [reprodução].
ENGABELAÇÃO #2: MANDAR MENSAGEM FOFA E SUMIR POR UMA SEMANA
Pode ser interesse disfarçado, como também pode ser que ele esteja dando uma esmola da atenção dele para te fazer se sentir presa e, como consequência, ficar à disposição dele até que ele apareça novamente.
ENGABELAÇÃO #3: A VELHA E ENJOATIVA FRASE DO "EU NUNCA ME SENTI ASSIM COM NINGUÉM"
Acredite: já se sentiu sim – e se bobear, ele fala isso pra você e para mais umas três simultaneamente.
ENGABELAÇÃO #4: "VAMOS FICAR SÉRIO"
Na minha concepção, só existem duas possibilidades: ou fica, o que define uma relação sem compromisso algum, ou namora. Não existe meio termo – essa tática tem como único objetivo deixar a mulher à mercê, pensando que está em um relacionamento sério, enquanto o cara fica com um pé em cada canoa. Hora trata a mulher como namorada, hora como ficante, de acordo com a sua conveniência. Quem gosta de verdade e sabe o que quer assume compromisso.
Imagem: Tumblr [reprodução].
ENGABELAÇÃO #5: "ANOTA SEU NÚMERO AQUI NO MEU CELULAR?"
Tudo bem que as redes sociais facilitam muito a fuga desta gafe, mas, na falta de rede social, isto pode muito bem ser um sinal de que o "bonitinho" esqueceu seu nome durante a conversa. Para não ficar chato perguntar de novo, ele joga essa de "anota pra mim" – porque assim você escreve seu nome lá, no celular dele, automaticamente junto com o número. Essa é uma ótima oportunidade para você colocar apenas seu número do cel [se assim tiver estômago] e deixar o espaço do nome em branco, só para ver o que ele faz.
ENGABELAÇÃO #6: "NÃO GOSTO DE RÓTULOS"
Ahhh gosta, sim. Porque aposto que ele não perde a oportunidade de chamar de 'safada' aquela menina que ele conhece que ficou com dois de seus amigos ou chamar de bicha o amigo que, por exemplo, mandou flores pra namorada. A maioria dos homens são extremamente convenientes e, normalmente, querem "cagar regra" apenas para os outros. Essa conversa mole de não gostar de rótulos é apenas uma desculpinha fajuta para tirar de cima dele a responsabilidade de dizer o que vocês têm um com o outro. Desonestidade define.
ENGABELAÇÃO #7: ELE TE LIGA DE ÚLTIMA HORA DIZENDO TER UMA PROGRAMAÇÃO-SURPRESA
Ok, pode até ser que ele tenha planejado surpreender você – como também pode ser que todas as outras opções tenham furado e aí ele se lembrou de você como última opção. A atitude dele ao longo da relação é que vai te dizer qual das duas suposições é a certa. E mais: ainda que seja surpresa, você não tem obrigação de estar à disposição. Se você tem algo marcado, não desmarque e explique educadamente que você não esperava e que já tem compromisso. Assim, da próxima vez, ele aprende que o mundo não gira em torno dele [minha opinião].
ENGABELAÇÃO #8: "SUAS AMIGAS NÃO PRESTAM"
Você até pode ter uma amiga ou outra que não vale muito, mas isto não dá o direito dele achar que pode controlar suas amizades. Em 90% das vezes em que seu parceiro faz este comentário, é com o intuito de afastar você do seu círculo social, fazendo com que você se disponibilize somente para ele. Não caia nessa. Ainda que alguma amiga tenha dado mancada, você a conhece antes dele e, portanto, ela merece mais sua consideração. Homens acham que é obrigação nossa abdicar de toda nossa vida por eles – e cabe a nós mostrar que não será assim. Até porque, em se tratando de amizades que não prestam, vai dizer que eles também não têm aqueles amigos babacas ao extremo? Daqueles que só dão conselhos lixo.
Imagem via Tumblr Desiludindo S/A [reprodução].
Para pensar com a razão e não se deixar engabelar mais.
+ Sobre amores idealizados e surreais
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…