"Emagrecer rápido". Um assunto que se tornou tabu e, erroneamente, o objetivo de muitas pessoas por aí. Com a ideia fixa de querer ficar magra(o) de maneira rápida, as pessoas têm se submetido a dietas que podem comprometer a saúde.
Pensando neste assunto, abaixo vou explicitar o meu parecer sobre a famosa e disputada Dieta Dukan.
LEIA MAIS: 23 frutas para incluir em sua dieta
Imagem: Pinterest [reprodução].
Do meu ponto de vista profissional, qualquer dieta que visa emagrecimento rápido e restringe algum grupo alimentar deveria ser desconsiderada. Fazer um regime alimentar onde ocorre a exclusão de alimentos importantes – como frutas, verduras e legumes – e tem como prioridade proteínas, como carnes e frangos, incluindo embutidos, impondo a estes o título de "saúde" é questionável.
Quando buscamos uma mudança alimentar, devemos focar na saúde como fator motivacional. Mudança de comportamento, de hábitos e de paladar aparecem com o tempo. Nenhuma dieta conseguirá ser mantida, se os hábitos não forem mudados.
COMO FUNCIONA E POR QUÊ NÃO É RECOMENDADA
Dividida em fases, na Dieta Dukan o indivíduo é proibido de consumir certos alimentos e seu corpo é forçado a utilizar a gordura como fonte de energia. No início, acreditava-se ser uma boa ideia. Porém, após diversos estudos, foi comprovado que o corpo se adapta à nova "regra" e entende o ato como uma agressão, transformado a suposta dieta em um processo chamado catabolismo – ou seja: o músculo torna-se o novo produtor de energia. Este mecanismo funciona como se o corpo ficasse horas em jejum. Com isso, nosso gasto energético cai para que o corpo economize energia, tornando assim, o metabolismo lento. Resultado: a cada deslize alimentar, engordamos mais facilmente.
DIETA É ALGO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL
Acontece que estamos em um movimento "de dietas já"! Saúde deixou de ser prioridade, dando espaço para a busca insana do corpo perfeito a qualquer custo, cada vez mais rápido e com danos mais intensos. As chamadas "dietas da moda" são, em sua maior parte, originárias de outros países, onde a população é estudada e desenvolve-se uma dieta mediante o comportamento deste grupo. Pegar a dieta do vizinho, da blogueira, do famoso é o mesmo que comprar livros de dieta: elas não foram feitas para você! A cada dia que passa, existem mais profissonais não capacitados exercendo ilegalmente a profissão do nutricionista, aumentando os riscos da população.
Se você faz a dieta dukan, sugiro que reveja seus conceitos: procure um nutricionista e inicie um planejamento alimentar baseado na reeducação alimentar específica para o seu caso. "Faça do alimento o seu medicamento".
por Mariana Cabral