Dieta do cabelo: saiba como se alimentar de maneira a nutrir os fios

Produtos bons e caros, cortar uma vez a cada três meses e um bom cabelereiro são inegavelmente ingredientes essenciais para se ter um cabelo forte e resistente. Mas, além disso, nossa alimentação contribui muito para a saúde e a beleza dos fios.

CAUSA PRINCIPAL
Segundo o tricologista Valcinir Bedin, do IPTC (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele), os cabelos são estruturas protéicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. E toda vez que algum desses nutrientes está faltando no corpo de uma pessoa, é possível que ela apresente problemas em seus cabelos. 

beleza | saúde | alimentação | cabelo | dicas para ter um cabelo forte e bonito | alimentação influencia na saúde do cabelo | saiba como se alimentar de modo a fortalecer o cabelo | Dieta do Cabelo | Dieta do cabelo: saiba como se alimentar de maneira a fortalecer os fios

O nosso fio necessita de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, que contenham altos teores de ferro, zinco, cobre, vitamina B12 e ácido fólico, como carnes magras, peixes, vegetais verdes, grãos, banana, ameixa, melancia, cereais integrais e laticínios. Além disso, para obtenção de vitamina B6, alimente-se de nozes, legumes e frutas secas.
 
VITAMINAS
Certamente você já ouviu falar que vitamina A faz bem à saúde e à aparência dos fios, certo? O que muita gente ainda não sabe é que, ao contrário do que se ouve por aí, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. “As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais, são sempre bem vindos”, esclarece o tricologista Valcinir Bedin.
 
SAIS MINEIRAIS
Dentre os sais minerais que mais ajudam na conquista e na manutenção de fios saudáveis estão o ferro, que é encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes (os mais escuros como o brócolis e a couve), o zinco, concentrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos, e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo.
 
CUIDADOS

– Cabelos oleosos: algumas precauções devem ser tomadas. “Do ponto de vista nutricional, essas regras valem para todo o tipo de cabelo (crespo, cacheado, ondulado, liso, tingido, quimicamente tratado, etc), porém, quem tem cabelos muito oleosos deve evitar frituras, molhos e manteiga em excesso. Isso só iria piorar a oleosidade dos cabelos”, alerta a dermatologista Ana Beatriz.
– Cabelos secos: a hidratação deve ser feita da maneira oral, tomando dois litros de água por dia.

Post Anterior

Um Sonho de Banheiro

Próximo Post

Justin Bieber usa roupa supostamente desrespeitosa e é vaiado por público no Canadá

Voltar ao topo