A maioria das pessoas pensa que conviver é algo que acontece naturalmente – mas nem sempre é assim. Para viver em sociedade, principalmente no meio profissional, é preciso se esforçar um pouco e evitar algumas atitudes para não passar a mensagem/imagem errada.
A chamada 'etiqueta empresarial' é conhecida por poucos. Aqui, vamos abordar um pouquinho sobre ela e listar algumas recomendações.
LEIA MAIS: Carta a um pai
Imagem: Pinterest [reprodução].
1. PONTUALIDADE
É de péssimo tom se atrasar para uma entrevista de emprego, para uma reunião ou mesmo para o seu dia a dia de trabalho. Brasileiro, por exemplo, tem a mania dos "5 minutinhos". Trabalho é trabalho e ser pontual demonstra o quanto você se importa com a ocasião. Atraso de um minuto já é gafe.
2. VESTUÁRIO
Pode usar uma cor ou uma estampa que goste, mas tenha noção na hora de combinar. Modismos e personalidade a gente mostra em ocasiões fora do trabalho, dependendo de qual for sua área. Saiba se adequar à vestimenta no local de trabalho.
3. MOMENTO CERTO DE FALAR
Está certo que existem pessoas – normalmente, que estão entrevistando – que não sabem a hora de calar-se e ouvir a resposta do outro. Em todo caso, interromper é algo desagradável. Espere um momento de pausa, nem que seja muito breve, e aproveite para engatar sua resposta/justificativa ou o que quer que seja.
4. CUMPRIMENTOS
Ao entrar num local (em dias de entrevista, por exemplo), dê bom dia/boa tarde/boa noite apenas verbalmente. Só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, do contrário, transparece efusividade. Beijar no rosto, então, nem se fale! Sente-se apenas quando for convidado – à menos que a pessoa tenha se esquecido de fazer o convite, então, você humildemente pergunta se pode se sentar.
5. NADA DE DISTRAÇÕES
A pior coisa é perceber que você está falando com alguém e a outra pessoa está viajando na maionese e pensando em tudo, menos na sua conversa. Dê atenção ao que as pessoas dizem, mostre-se interessado (seja em uma entrevista de emprego, seja em uma reunião de trabalho, etc). Desligue o celular ou coloque-o na função mudo – aliás, não só em reuniões e entrevistas, como durante todo seu dia de trabalho.
6. CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA
A maior parte das grandes empresas possuem um código de ética/conduta que deve ser de conhecimento de todos os funcionários. Procure conhecê-lo e obedecê-lo – às vezes, alguns códigos abrangem relacionamentos entre funcionários, entre outros.
7. FAZER O SOCIAL
Não é preciso virar amigo(a) de infância de seus colegas, mas tratá-los com cordialidade e educação é fundamental. É extremamente desagradável lidar com cara feia todos os dias, portanto, respire fundo e deixe seus problemas pessoais de lado. Fazer a social também inclui aceitar convites em redes sociais – Facebook, Instagram, etc. Nessas horas, não tem jeito: ignorar convites ou rejeitá-los é extremamente grosseiro para sua imagem no meio profissional.
8. DIVERGÊNCIAS
É normal aparecerem contratempos e até desentendimentos no meio profissional. O lance é ter jogo de cintura e saber como falar as coisas, mantendo o equilíbrio. É um trabalho que exige muita paciência e prática, mas, aos poucos se chega lá. Não perder a cabeça já é um grande começo.
Imagem: Tumblr [reprodução].
MAIS: O poder do pensamento positivo
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…