Etiqueta empresarial: algumas regrinhas de convívio no trabalho

A maioria das pessoas pensa que conviver é algo que acontece naturalmente – mas nem sempre é assim. Para viver em sociedade, principalmente no meio profissional, é preciso se esforçar um pouco e evitar algumas atitudes para não passar a mensagem/imagem errada.

A chamada 'etiqueta empresarial' é conhecida por poucos. Aqui, vamos abordar um pouquinho sobre ela e listar algumas recomendações.

LEIA MAIS: Carta a um pai

http://www.lindizzima.com.br/post/esmaltes-de-verao-tons-de-vermelho-para-apostar/2816
Imagem: Pinterest [reprodução].

1. PONTUALIDADE
É de péssimo tom se atrasar para uma entrevista de emprego, para uma reunião ou mesmo para o seu dia a dia de trabalho. Brasileiro, por exemplo, tem a mania dos "5 minutinhos". Trabalho é trabalho e ser pontual demonstra o quanto você se importa com a ocasião. Atraso de um minuto já é gafe.

2. VESTUÁRIO
Pode usar uma cor ou uma estampa que goste, mas tenha noção na hora de combinar. Modismos e personalidade a gente mostra em ocasiões fora do trabalho, dependendo de qual for sua área. Saiba se adequar à vestimenta no local de trabalho.

3. MOMENTO CERTO DE FALAR
Está certo que existem pessoas – normalmente, que estão entrevistando – que não sabem a hora de calar-se e ouvir a resposta do outro. Em todo caso, interromper é algo desagradável. Espere um momento de pausa, nem que seja muito breve, e aproveite para engatar sua resposta/justificativa ou o que quer que seja.

4. CUMPRIMENTOS
Ao entrar num local (em dias de entrevista, por exemplo), dê bom dia/boa tarde/boa noite apenas verbalmente. Só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, do contrário, transparece efusividade. Beijar no rosto, então, nem se fale! Sente-se apenas quando for convidado – à menos que a pessoa tenha se esquecido de fazer o convite, então, você humildemente pergunta se pode se sentar.

5. NADA DE DISTRAÇÕES
A pior coisa é perceber que você está falando com alguém e a outra pessoa está viajando na maionese e pensando em tudo, menos na sua conversa. Dê atenção ao que as pessoas dizem, mostre-se interessado (seja em uma entrevista de emprego, seja em uma reunião de trabalho, etc). Desligue o celular ou coloque-o na função mudo – aliás, não só em reuniões e entrevistas, como durante todo seu dia de trabalho.

6. CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA
A maior parte das grandes empresas possuem um código de ética/conduta que deve ser de conhecimento de todos os funcionários. Procure conhecê-lo e obedecê-lo – às vezes, alguns códigos abrangem relacionamentos entre funcionários, entre outros.

7. FAZER O SOCIAL
Não é preciso virar amigo(a) de infância de seus colegas, mas tratá-los com cordialidade e educação é fundamental. É extremamente desagradável lidar com cara feia todos os dias, portanto, respire fundo e deixe seus problemas pessoais de lado. Fazer a social também inclui aceitar convites em redes sociais – Facebook, Instagram, etc. Nessas horas, não tem jeito: ignorar convites ou rejeitá-los é extremamente grosseiro para sua imagem no meio profissional.

8. DIVERGÊNCIAS
É normal aparecerem contratempos e até desentendimentos no meio profissional. O lance é ter jogo de cintura e saber como falar as coisas, mantendo o equilíbrio. É um trabalho que exige muita paciência e prática, mas, aos poucos se chega lá. Não perder a cabeça já é um grande começo.

relacionamento | cotidiano | gente | etiqueta | etiqueta empresarial | relacionamento profissional | etiqueta no trabalho | regrinhas da boa convivência | boas maneiras no ramo profissional
Imagem: Tumblr [reprodução].

MAIS: O poder do pensamento positivo

por Marcéli Paulino

Post Anterior

Dicas de maquiagem para uma beleza natural

Próximo Post

Look do dia com short de cintura alta

Voltar ao topo