Apesar de eu ser à favor de peças fake, o couro ainda é o material queridinho da temporada mais fria e na qual muita gente ainda investe, seja no vestuário, seja nos acessórios. Por isso, aqui vão algumas dicas de como cuidar dessas peças e fazê-las durar por mais tempo – e durante o ano inteiro, enquanto aguardam para serem usadas.
Por se tratar de uma pele animal, o couro e as peças acamurçadas são fáceis alvos de ataques de fungos – principalmente, se forem guardados em locais úmidos e/ou escuros. Por isso, estas peças NÃO devem ser guardadas em sacos plásticos ou capas – pois são tipos de embalagem que favorecem a umidade e criam um habitat natural e perfeito para a proliferação destes microorganismos. A solução? Envolver sua peça de couro em uma embalagem feita de TNT, de preferência escura, para evitar que a peça se degrade com a incidência da luz.
Casacos de couro devem ser, preferencialmente, pendurados em cabides largos de plástico ou madeira (ou seja: nada de usar aqueles cabides de alumínio de lavanderia, que podem deformar o couro ao longo do tempo). Além disso, o cabide precisa ser largo! Dispense os finos para peças em couro, pois eles também contribuem para a deformidade de seu casaco ou jaqueta, por exemplo, na região dos ombros.
No verão, por exemplo, a peça em couro costuma ficar esquecida dentro do armário. Além de protegê-la com capa de TNT, é recomendado expô-la, a cada 30 dias, em um local fresco e arejado – na sombra. Pode deixar no Sol por no máximo 10 minutos, apenas para tirar o cheiro de mofo, mas, dentro da capa de TNT – ou seja, nada de expôr sua peça em couro diretamente à luz Solar, combinado?
Após a lavagem, toda peça em couro precisa de hidratação – as peças em camurça, inclusive, devem passar por um processo especial para reavivar sua cor original. Neste momento, é ideal deixar estas tarefas para profissionais. Durante o processo de limpeza, há risco de desbotamento – e, numa lavanderia, por exemplo, isto se torna mais difícil de acontecer!
Se houver a conservação correta da peça em couro, é possível lavá-la apenas uma vez por ano. Caso seu uso seja mais frequente, o recomendado é lavá-la a cada seis meses.
Já deu pra perceber que investir em peças de couro legítimo não é barato nem mesmo depois de efetuar a compra, né!? A longo prazo você continua gastando, querendo ou não, pra poder conservá-la e fazer com que dure por anos. Mas a longa durabilidade é uma vantagem de comprar o couro verdadeiro e motivo porque muita gente ainda o faz. O lado negativo, além da parte ambiental, é realmente o gasto beeeem maior.
Se você é consumidor(a) de couro fake (como eu :D), também é recomendado tentar estas mesmas táticas para a preservação da sua peça, exceto, que ela não precisa de lavagem – uma escovinha úmida ou paninho úmido podem resolver o problema. A parte de conservar e evitar expôr à luz Solar é a mesma – isso prolonga um pouco mais a durabilidade do material e evita que ele resseque e descasque.
Gostou das dicas? Então não deixa de compartilhar com as amigas e me dar um like também, pra eu saber que posso fazer mais posts como esse! 😉
Te vejo na próxima! Beijo grande,
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…