Diabetes: conheça 5 passos para a prevenção

Dia 14 de novembro foi o Dia Mundial da Saúde, por isso, Lindizzima fala sobre 5 passos básicos para prevenir a diabetes, uma doença que a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 346 milhões sofrem e grande parte destas pessoas não sabe que já tem a doença. 
A Diabetes é uma doença do metabolismo causada pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, glândula que se localiza logo abaixo do estômago, entre esse órgão e o duodeno.
 
Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: o aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações. Primeira: o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Segunda: as células são resistentes à ação desse hormônio cuja função é quebrar as moléculas de glicose absorvida através da digestão para que as células possam assimilá-las e produzir energia.

beleza | saúde | estética | diabetes | saiba como prevenir a diabete | Dia Mundial da Saúde | Diabetes: conheça 5 passos para a prevenção

A prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada contribuem para a prevenção e o controle da doença. Entretanto, existem algumas dicas práticas para sua prevenção e controle:

1)      Moderar o consumo de açúcar simples e doces contribui para controle das taxas de açúcar. Dê preferência a porções pequenas e procure não consumir açúcar mais de uma vez ao dia. Para os diabéticos, é melhor optar pelas versões de doces sem açúcar e utilizar os adoçantes dietéticos para adoçar bebidas e preparar receitas.

2)      Prefira pães, massas, arroz e cereais nas suas versões integrais, pois as fibras  presentes nestes alimentos contribuem para reduzir a velocidade de absorção do açúcar no sangue, ajudando no controle da glicemia.

3)      Fique atento ao rótulo dos alimentos. Os alimentos diet são 100% isentos de algum nutriente, que pode ser de açúcar, gorduras ou sal, por exemplo. Já a versão light  deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Assim, é importante observar o ingrediente e a quantidade presente no alimento.

4)      Acerte nas combinações. A combinação de boas fontes de carboidratos— como as frutas, os pães e os biscoitos — com alimentos fontes de proteínas, como a ricota e o peito de peru, contribuem para reduzir a velocidade de digestão da refeição, pois a proteína demora um pouco mais para digerir. Assim, a absorção da glicose se torna mais lenta e a energia é disponibilizada aos poucos.

5)     Fracione o consumo. Dividir a quantidade de carboidratos do dia compondo 5 a 6 refeições diárias, com intervalo de 3 a 4 horas ajuda a evitar os picos glicêmicos. Optar por refeições menores e comer mais vezes ao dia também reduz a fome nas próximas refeições, evitando o “comer compulsivo”, além de ser uma ótima estratégia para que o metabolismo funcione melhor.

Créditos: Portal Cristiana Arcangeli.

Post Anterior

Novo designer na área

Próximo Post

Bolsa-bambolê da Chanel ganha versão mini

Voltar ao topo