Nem bem esquentou nas prateleiras e a edição 2013 da revista
Sports Illustrated está causando bastante polêmica: tendo como tema “os sete continentes”, modelos de biquíni posaram em países diversos como China, Austrália e Espanha. O problema para alguns, no entanto, foi retratar estas modelos ao lado dos nativos de cada local de maneira a fazer com que se parecessem “adereços exóticos” nas fotos.
Para os críticos, entre eles o site
Jezebel, as fotos são "racistas e desrespeitosas", sobretudo duas que fazem parte deste ensaio.
Em uma delas, a modelo Anne V aparece sentada de biquíni em um barco em Guilin na China, ao lado do barqueiro, um homem bem mais velho, vestindo um traje típico daquele país. A outra foto mostra a modelo Emily DiDonato carregando uma lança no deserto africano com um homem vestido usando uma tanga e acessórios tribais:
O site Jezebel acusa a revista de perpetuar velhos estereótipos colonialistas e de usar os nativos como acessórios de moda, enfatizando a "centralidade" das modelos brancas. "Essas fotos atestam estereótipos e perpetuam um desequilíbrio na dinâmica de energia. É uma reminiscência de séculos de colonialismo (e trabalho escravo) e serve como um bom exemplo da criação de uma centralidade da pele branca usando pessoas ‘exóticas’ como adereços de moda”, declarou o jornalista do site em questão.
Essa não é a primeira vez que a revista é criticada pelo uso de habitantes nativos. Em outra ocasião, ela foi acusada de usar crianças de Bali em uma sessão de fotos.
Qual a sua opinião em relação a este assunto? A crítica em relação às fotos é relevante ou apenas uma comparação radicalista? Comente!