Que tipo de consumidora você é? Descubra!

Seja em uma viagem ou num simples passeio pelo shopping, os motivos que levam às mulheres a comprar são diversos e podem definir a personalidade de cada uma. Uma pesquisa realizada em 2012 pela Mindset, agência que traduz comportamentos e tendências, mapeou oito tipos característicos de consumidoras e detectou aquele motivo crucial que determina a escolha na hora da compra. 

Confira, abaixo, os oito tipos de consumidora e veja com qual você mais se identifica!

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CONSERVADORA

Mulheres que se encaixam neste perfil fazem sempre as escolhas mais seguras e convencionais, seja para comprar um vestido de noiva ou para investir em uma nova geladeira para o apartamento novo. A conservadora não se deixa levar por opções extravagantes ou distantes de sua zona de conforto. Apesar de querer estar por dentro das tendências atuais (assim como todas nós), a conservadora opta sempre pela opção mais atemporal – aquela it-bag tradicional, sabe? – mesmo nestes momentos. Abusam do básico para montar produções acertadas, sem nunca deixar seu estilo pessoal de lado.

PRÁTICA
A consumidora prática alia sempre conforto e flexibilidade à praticidade que, para ela, são os itens essenciais e indispensáveis na hora de sair para comprar. Suas escolhas são sempre guiadas pela facilidade em todos os aspectos: desde a localização até sua locomoção até o local, e o que será comprado. A consumidora prática foge das dificuldades e leva em consideração o que é mais rápido – como, por exemplo, a loja perto do trabalho. Para escolher suas roupas no dia-a-dia, a prática elege a opção mais simples e confortável, como o combo “calça jeans + sapatilha + camiseta ou camisa”. Aquele salto de 12cm? Passa longe do seu closet.

DESAPEGADA
Você não se importa muito com as escolhas materiais? Então esta é a sua categoria. Para a consumidora desapegada, ter um celular antigo ou de última geração, a bolsa atual ou de três temporadas atrás, não faz a menor diferença. São fáceis de agradar, já que costumam gostar de qualquer presente e não se preocupam em trocá-lo por algo mais bonito ou melhor. As que se encaixam nessa categoria, no entanto, normalmente têm um hobby do qual nunca abrem mão, seja este fotografia, gastronomia ou viajar. Por este hobby, elas se dedicam totalmente e possuem grande apego.

OUSADA
Para falar o ‘português claro’, as mulheres que participam do time das consumidoras ousadas gostam mesmo é de aparecer. Não dispensam uma boa dose de exagero na hora de se produzir – como estampas chamativas, mistura de elementos, combinações de cores exóticas e muito brilho – isto quando não usam todos os itens recém citados de uma só vez. São autênticas e não têm medo de inovar, já que este é um dos seus impulsos de consumo: ser diferente dos outros e reconhecida justamente por isso. Não temem as críticas e sempre relacionam a própria extravagância com as apostas do momento. Um ótimo exemplo é a editoria de moda Anna Dello Russo.

DISCRETA
Oposto da consumidora citada anteriormente é, automaticamente, tudo o que a ousada não é. A consumidora discreta faz de tudo para ficar longe dos holofotes e, por isso mesmo, busca sempre consumir itens que não chamem muito a atenção. Para fazer uma viagem, por exemplo, a discreta escolhe um destino bastante ‘low profile’ para curtir consigo mesma, e não para espalhar aos quatro ventos. Se o assunto é moda, então a discreta preza por qualidade e acabamentos impecáveis no lugar da “tendência do momento”. Por serem tão reservadas, as discretas são difíceis de serem identificadas e muitas vezes passam por tímidas.

SOFISTICADA
Ao observar uma vitrine, a consumidora sofisticada procura o que há de melhor. Isto não quer dizer que ela irá gastar milhões de dólares em uma compra, mas não se contenta com pouco. Preza a elegância das peças, os caimentos – que têm de ser perfeitos -, e os acabamentos impecáveis. Estas são as premissas que a movem. A sofisticada não se deixa levar por uma modinha momentânea (ser ‘fashion victim’ nem passa pela sua cabeça) e sabe investir em peças que transmitam seu estilo e bom gosto acima de tudo, buscando sempre o que há de mais refinado.

ALTERNATIVA
Você o do tipo que se irrita ao ver que todo mundo tem a mesma peça que a sua? Evita comprar o que todas estão usando, seja uma peça de roupa ou um mero acessório e não liga a mínima para a bolsa que saiu nas páginas da revista ou para o restaurante mais badalado do momento? Então é neste tópico que você se encaixa. A consumidora alternativa adora fugir dos padrões e ir contra a corrente. Não quer saber de saia mullet ou da nova bolsa da Isabel Marant. Tudo o que não é convencional é o que a atrai, principalmente aquelas peças que traduzem certo ar de rebeldia. Na hora de escolher o lugar onde comprar, optam por lugares novos e aiinda pouco explorados.

EARLY ADOPTER
Para fazer parte deste grupo é preciso ter visão de futuro. A consumista ‘early adopter’ (ou, no bom português, ‘lançadora de tendências’) é aquela que puxa a fila da modinha que vai pegar na temporada, usando, antes de todas, uma peça ‘nova’. É a primeira a experimentar um look diferente, já de olho no que todo mundo vai querer usar nos próximos meses e o mesmo vale para destinos descolados, restaurantes badalados e a cor do esmalte da estação. Como não tem medo de errar, a early adopter experimenta de tudo e possui alto índice de influência social.

E aí: em qual grupo você se encaixa?

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