A escolha do sapato é detalhe fundamental no figurino da noiva, apesar de passar boa parte do tempo escondido sob os vestidos. Para quem está à procura, portanto, de seu parzinho "Cinderella", deve saber que foi-se o tempo dos sapatos forrados com o mesmo tecido do vestido ou os escarpins desconfortáveis de salto e bico finos – que, invariavelmente, iam parar nas mãos da noiva descalça na recepção pós-altar.
Conforto é a palavra-chave, além da opção de manter o sapato no armário depois do casamento (ideia que ganha força com o retorno do sapato branco aos últimos desfiles).
Entre os modelos expostos no Casamoda Noivas, quem prevalece são os peep toes meia pata com saltos bem altos e grossos. Com laço ou pegada mais minimalista, são normalmente os mais pedidos. Para quem, no entanto, é mais moderna e não aguenta mais olhar para os modelos clássicos, surge uma nova opção: a open boot, trabalhada com renda e salto médio com plataforma na frente.
Os sapatos forrados ainda são pedidos, mas não mais combinando com o vestido. O azul é a nova pedida como opção ao clássico branco. "Dizem que atrai boa sorte no casamento", conta Ana Cristina Prates, estilista da marca Maria Cereja. Mas a maior moda, segundo os expositores, é a personalização dos pares, com aplicações de rendas ou cristais.
Qual o seu preferido?