O segundo dia de SPFW foi encerrado ontem, às 22:20, com o último desfile do dia pela grife Ellus. Em uma variedade grande de inspirações que geraram as apostas de cada marca desfilada, vamos conferir o balanço do dia 2.
ADRIANA DEGREAS
Adriana Degreas trouxe um revival dos anos 60 muito bem colocado em sua passarela. Com maiôs em modelagem retrô no melhor estilo "shortinhos" e musas como Audrey Hepburn e Barbarella, interpretada pelo personagem de Jane Fonda que inspirou a maquiagem, o jogo de produção que vai do make até o detalhe das toucas no cabelo foi bem escolhido. A inspiração na cidade do Rio de Janeiro e no art déco trouxe linhas retas e recortes inovadores nas peças, não somente nas de banho, como também nos vestidos e macacões.
Os ares tropicais da coleção foram representados pela cor vermelha em meio ao preto-e-branco e ao rosê e também pelos recortes em formato de coqueiro, em algumas das peças de banho. Destaque para o tule cor da pele presente em vários looks, que sugeria uma transparência inteligente e muito sexy.
ACQUASTUDIO
Deixando a passarela do Fashion Rio para mostrar sua moda-festa em São Paulo, a marca Acquastudio, liderada por Esther Bauman, apresentou um verão cheio de babados e traços geométricos com inspiração no navy (acredite se quiser). Com exceção das listras e de um look, apenas, em azul escuro, toda a cartela de cores da coleção se resumiu ao branco e ao off-white.
A assimetria, presente também nesta coleção (e em muitas outras), confirma-se como modelagem-aposta para a estação e os babados e pepluns presentes conectam a modernidade idealizada para as peças a um quê de romantismo, junto às rendas, às pérolas e aos bordados. Tudo muito feminino e um tanto inusitado, que direciona a escolha das peças para quem quer fugir do comum.
RONALDO FRAGA
Desta vez, Ronaldo Fraga resolveu homenagear o bom e velho futebol dos anos 50. Para tal, baseou sua coleção em conjuntos de camisas e bermudões, calças folgadas, tops e modelagem bem ampla – como já faz parte do DNA do estilista -, ao lado de uma explosão de cores. Destaque para as largas listras em preto-e-branco, que já são aposta para a estação de agora, continuarão para a próxima temporada invadindo outras modelagens.
Os comprimentos foram variados, com uma preferência enfatizada pela altura abaixo do joelho, como de costume das coleções de Ronaldo. Texturas em formato de bola de futebol receberam tonalidades e desenhos diferentes – repare no vestido de couro em preto e no macaquinho verde de flores -, dividindo espaço com o brilho e o crochê. Alegre, inovador e cheio de boas informações para os avessos ao minimalismo.
FORUM
Apelando para a modelagem longe do corpo e tentando não perder o romantismo, Marta Ciribelli mostra sua vontade de inovar o "sexy brasileiro" fugindo ao máximo do lugar comum. Foi mais uma designer a apostar no mood retrô escolhendo bons tecidos com desenhos texturizados, no entanto, se empolgou um pouco no quesito "amplitude" no que diz respeito à modelagem.
Vestidos e conjuntinhos de cintura ora baixa, ora alta, pareceram ser prioridade na criação das peças, que apareciam em listras, bordados e, às vezes, monocromáticos. Com exceção das calças cropped e dos macaquinhos tomara-que-caia justos ao corpo, as demais peças amplas não sugeriam um formato de corpo favorável nem mesmo para as modelos na passarela. Boa escolha para a cartela de cores, porém, que mostrou, entre o branco e o azul marinho, tons açucarados como o amarelo-bebê e o cenoura.
ELLUS
E mais uma 'top inter' abre um desfile do SPFW. Desta vez, para a Ellus, adentra primeiramente à passarela Lindsey Wixson, dentro de um look militar – qual a surpresa? -, em estampa camuflada e modelagem reta e utilitária, como já vem sido apresentado em outras temporadas pela marca. O conceito da coleção não mostrou nem um pouco de linearidade, nem ao menos novidade, principalmente no início.
Posteriormente, as "fantasias de exército" ganharam um pouco de glamour e feminilidade, e se transformaram em calças cigarretes e tops cropped de texturas bordadas brilhosas. O top que deixa o umbigo à mostra – outra forte aposta de várias grifes para a estação – foi acompahado de saias mais amplas com fendas e camisas longas, assim como as peças do final do desfile, que também ganharam caudas e a pegada 'militar' recebeu um upload de ares rocker, de acabamentos como ziper, recortes e aplicações.
Imagens via Portal FFW.