O segmento de
beleza possui vários subtemas que são muito procurados por mulheres, a fim de descobrir dicas preciosas para melhorar a aparência e a saúde. Os cabelos, um dos temas mais pesquisados, precisam de cuidados especiais – assim como a pele do rosto e do corpo.
Não apenas no verão como em tempo de clima frio – que está chegando -, os cabelos precisam de cuidados extras para recuperar o brilho e colocar um fim às pontas duplas, comuns nesta época do ano e abominadas por 10 em cada 10 mulheres. Confira nossas dicas imperdíveis de tratamentos que dão o up de que seu cabelo precisa, eliminando estas vilãs de uma vez por todas!
O QUE CAUSA A PONTA DUPLA?
Fatores ambientais, água com cloro, abusos térmicos (secador e chapinha), tratamentos químicos (escova progressiva, luzes, tinturas em geral) e estresse são alguns dos fatores que danificam os cabelos no dia-a-dia.
"Os fios ressecados tonam-se opacos, quebradiços e ásperos ao toque, além de apresentarem maior propensão à eletricidade estática" conta o haistylist e embaixador da Wella Care & Wella Styling para a América Latina, Renato Fuzz.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o inverno também resseca os cabelos, pois nesta época do ano nosso corpo produz menos oleosidade no couro cabeludo, substância que é vital para que os fios fiquem nutridos. Para reverter este quadro, portanto, são recomendados usos de produtos de tratamento no dia-a-dia que reponham nutrientes de acordo com a necessidade da fibra capilar – lembrando que é ideal ir ao seu salão de beleza de confiança fazer uma avaliação em seus fios antes de dar início a qualquer procedimento.
CABELOS CRESPOS NECESSITAM DE ATENÇÃO ESPECIAL
Os cabelos crespos costumam sofrer mais com o problema, uma vez que apresentam forma irregular desde a raiz e já são ressecados por natureza. Essas características prejudicam a distruibuição da oleosidade natural em todo o fio, o que deixa os cabelos mais embaraçados e ressecados nas pontas.
"Quando o cabelo está muito danificado, o tratamento profissional mais indicado é de uma ou duas vezes por mês e manutenção em casa três vezes por semana", aconselha Renato Fuzz.
ESCOLHA SEU TRATAMENTO E COMECE JÁ!
1) Coquetel de força
O Shake de Brilho da Redken é indicado para cabelo desnutrido e, principalmente, opaco. É realizado com dois concentrados de proteínas: Shot Extreme e Shot All Soft + Óleo Argan 6. O processo começa com a aplicação do Shot Extreme no cabelo limpo. Após uma pausa de cinco minutos, os fios são borrifados com Shot Phix 3.5, se não tiverem nenhum processo químico, ou com Shot Phix 5.5, caso sejam quimicamente tratados. "Ambos os produtos selam as cutículas e estabilizam o pH dos fios", explica William Carvalho, cabeleireiro do Jacques Janine Villa Lobos (SP).
Após pausa de cinco minutos, os fios são enxaguados e recebem a mistura da máscara All Soft + Óleo Argan 6. Cinco minutos depois, os produtos são enxaguados. Antes da secagem, recebem o leave-in Supple Touch + Óleo Argan 6, para proteção térmica. São indicadas quatro sessões quinzenais.
Em casa: Para manutenção, use a máscara All Soft + Óleo Argan 6 a fim de prolongar o resultado obtido no salão.
2) Efeito Potente
O Ritual Kérathermie, de Kérastase, promove uma plástica capilar capaz de deixar o cabelo mais resistente, fortalecido, com maciez, brilho e volume controlado. É indicado para cabelos crespos, lisos, ondulados e quimicamente tratados. A fórmula é rica em ativos como queratina, ceramidas e agentes exclusivos da marca, como Concentré Vita Ciment.
Depois de lavar os fios com o xampu da linha, é aplicado um concentrado com massagem mecha a mecha. O cabelo, então, é seco em 40% e recebe uma máscara reconstrutiva, que age por 15 minutos. No fim, os fios são escovados. O ideal é realizar o procedimento a cada 30 dias.
Em casa: "Use protetor termoativado e lave os fios após atividade física, pois o suor produz uma substância nociva ao cabelo e ao couro cabeludo", ensina Cesar Augusto, cabeleireiro da rede Mirage Intercoiffure (RS).
3) Sem pontas duplas
O Tratamento a Frio combate pontas duplas, independentemente do tipo de cabelo. "Para começar, lavamos os fios com xampu de menta, erva-doce e chá-verde, que limpa bem o couro cabeludo e equilibra o pH. Depois, aplicamos um estimulante no bulbo, tonificando os fios. Em seguida, vem um gel defrisante para hidratar, melhorar a elasticidade e a flexibilidade do cabelo. Depois do enxague, aplica-se um defrisante hidratante, que é ativado pelo secador, e prancha", explica Wagner Lisboa, cabeleireiro da Ophicina do Cabelo (RJ). São indicadas quatro sessões.
Em casa: "Mesmo no inverno, tente lavar o cabelo com água morna. E prefira pente de madeira para desembaraçar os fios assim que sair do banho", recomenda.
4) De dentro para fora
Fiberceutic, da L’Oréal Professionnel, é perfeito para driblar os danos da química. O processo de reconstrução devolve matéria para a fibra e é chamado de "botox capilar". A linha contém uma tecnologia denominada intra-cylane, uma molécula capaz de penetrar no interior da fibra, recuperando-a de dentro para fora. "Em cabelo extremamente fragilizado por processos químicos, conseguimos uma regeneração instantânea", fala Eron Araújo. O procedimento começa com a aplicação do Shampoo Absolut Repair.
Em seguida, com a ajuda de uma seringa, é injetada, mecha a mecha, a ampola de Fiberceutic. Sem remover o produto, aplica-se a máscara de acordo com o tipo do cabelo: fino ou grosso. Depois de dez minutos, basta enxaguar. Para finalizar, algumas gotinhas do sérum Absolut Repair Cellular são aplicadas nos fios antes ou depois da secagem. Indicação: uma vez por mês, de quatro a oito sessões, dependendo do estado do cabelo.