BIANCA MARQUES
Inspirada nos esportes radicais e nos de luta, Bianca Marques trouxe a base de sua coleção através de seu filho, Luis Felipe, de seis anos, que deu de presente à mãe um chaveiro de mini-luva de boxe. A partir daí, foram criados conjuntos de minisaias e camisas, calças e minivestidos e parcas que lembravam roupões, todos com miniestampas de referências esportivas, como as próprias luvas do boxe, os skates e as bicicletas. A leveza dos tecidos utilizados davam contraste à ideia que deu vida à coleção e, apesar da feminilidade extra, alguns looks tinham uma pegada esportista um pouco mais rígida, como os tricôs combinados às calças de laicra envernizada.
Nos pés, as produções alternavam entre a combinação com sandálias abotinadas e os creepers – estes, na cor branca e com um detalhe em dourado. É a primeira vez que Bianca investe em um modelo de tênis para sua coleção, o que resultou em uma boa e confortável opção para quem quer descer do salto de maneira sofisticada.
OESTÚDIO
Baseado no universo dos origamis e das cores neutras, a grife expressou seu verão de maneira suave e cheia de grafismos, com desenhos de pássaros, frutas e folhagens que eram formados por figuras geométricas. Com produções confortáveis e algumas sobreposições de tecidos foscos sob transparências, apareceram macacões, vestidos longos e curtos, macaquinhos mais amplos e terninhos e bermudas mais secas para eles, dominados pelo branco e pelo bege. Destaque para os oxfords e mocassins feitos de crochê e para o abotoamento lateral de alguns conjuntos de calça+camisa masculinos.
R.GROOVE
A alfaiataria esportiva se mistura às estampas pop-tropicais no verão 2014 de Rique Groove, se mostrando bastante evoluída e prezando pelo conforto. A silhueta slim que antes era pioneirismo da marca foi substituída por uma modelagem mais ampla e confortável presente nas calças retas, nas t-shirts e nos casacos de recorte arquitetônico. Das estampas, estavam presentes folhagens, frutas e listras – estas nos tricôs mais finos e com textura translúcida.
TRYIA
Fazendo alusão ao poder feminino, a Tryia baseou suas estampas gráficas de maxiflores e bocas no surrealismo para enfeitar seu beachwear. Biquínis e maiôs de modelagem bastante diferente e igualmente interessante fizeram também referência ao fotógrafo Helmut Newton, cujos cliques de nus femininos fazem sucesso. Tops com modelagem solta na barra, microtangas, muitos recortes e fendas fizeram parte das peças que também levavam aplicações de metal – o que não é prático para a vida real, mas em nível de passarela fez bonito. A cartela de cores seguiu a apologia ao feminismo assim como a modelagem, e se resumiu no rosa, no roxo, no terra e em tons de azuis. Legais e divertidos os brincos com referência pop art em formato de boca.
AUSLÄNDER
Ao contrário do que se pensa logo ao saber que a coleção foi inspirada em Heidi Slimane (que poderia ser um festival de inspirações 'fast fashion de luxo'), Ricardo Bräutigam surpreendeu e mostrou peças bicromáticas focadas no preto e no branco com texturas e modelagens cheias de interessância. Dono de um olhar apurado que só os bons fotógrafos possuem, a Ausländer de Ricardo e equipe apresentou hot pants e tops tomara-que-caia em um lindo beachwear feito com a colaboração de Lenny Niemeyer, calças justas envernizadas, tops e regatas mais soltinhas que são confortáveis e fáceis de usar, tanto para o dia-a-dia quanto para a noite de verão. Atenção especial para os acessórios poderosos que levavam um efeito 3D espelhado bem bacana, assinados por Gabriel Dornelas.
por Marcéli Paulino