O preto, para sempre vedete do inverno, aparece na versão medieval (como já foi mostrada aqui, lembram?) na passarela da Rodarte, acompanhado de capas e trenchs pesados de veludo, correntes e muito couro. O azul cobalto, cor que normalmente aparece no verão, tem seu lugar neste inverno ao lado de estampas gráficas e com alusão ao pop art – mostradas nos desfiles de Victoria Beckham e Marc by Marc Jacobs, respectivamente. Você não precisa abusar destas duas trends no look todo; basta eleger uma peça como referência para sua produção. E por fim, o cinza, habitante do limbo quando se trata de escolhas de cores para a estação, desta vez sobe para o início da fila como tonalidade favorita, mostrado assim por Alexander Wang. Vista-se dos pés à cabeça ou combine-o, de repente, com o azul cobalto, formando uma produção bastante interessante.
Com a diversidade e os looks descolados que são característicos da capital Londrina, para este inverno não poderia ser diferente. Escolha entre as nuances de pink e lilás para combinar com o 'burgundy' – outra cor vedete desta temporada -, como fez Paul Smith em sua passarela de boa alfaiataria, o clima folk urbano super atual da Issa, que protagoniza vestidos estampados com pêlo fake e muitas franjas, a ladylike moderna em couro e 'black-and-red' de Jonathan Saunders, ou ainda, o tweed sofisticado da Mulberry que, imortalizado por mademoiselle Chanel, ganha a companhia de rendas e pele (fake) para o inverno 2013.
Milão é a capital do maximalismo. E como tal, apresentou, na passarela da Roberto Cavalli, uma maneira mais feminina e nada discreta de usar o terninho, que aparece sob uma rica textura e pode vir ou não na presença de peles. Já Dolce & Gabbana apostou no clima barroco com referências românticas e, assim, trouxe bordados mil para sua passarela, acompanhado de muito metal dourado e símbolos religiosos, tudo reunido em um mesmo look. Atenção especial para as flores barrocas que estampam os minivestidos de renda e manga 3/4, femininos e sexies. Jil Sander, um pouco mais minimalista, apresentou tricôs e moletons combinados a saias midi comportadas, ora mais justas, ora mais amplas. Isto significa que as mais discretas e contidas terão uma opção mais 'cool & fresh' para seu inverno 2013. Para arrematar o leque de tendências italianas, a Gucci, sempre elegante e imponenete, colocou o burgundy na passarela, tom queridinho do inverno passado que permanece neste. Para atualizá-lo, aposte em looks totais no tom e com texturas interessantes, como o couro brilhoso.
Para quem duvidava que o cinza era um dos tons queridinhos da estação, olha ele aí de novo na passarela da Céline, acompanhando modelagens mais amplas. Ao lado dele, estão também as cores azul-cobalto, marinho, preto, branco, burgundy e até o vermelho (presente eternamente nos desfiles de Valentino). Louis Vuitton se inspirou nos pijamas e nas lingeries e criou uma coleção pra lá de sexy com saias tubinhos, tops e conjuntos de calça+camisa que perdem todo o ar de "ficar em casa" para ganhar elegância por meio de saltos finos, seja com sandálias ou com scarpins. Valentino colocou o vermelho em sua passarela como um dos tons chave, marca registrada da grife, mas também deu espaço para o azul, o preto e algumas transparências. Lindizzima elege o longo vermelho plissado e de mangas compridas como o favorito da coleção; a cor e a modelagem, por si só, dispensam qualquer complemento.
À contragosto de muitos críticos, Heidi Slimane colocou o grunge na passarela da Saint Laurent Paris, o que fez com que alguns tachassem suas peças de "cara de fast-fashion". Ainda assim, a veia rock n' roll é eterna, assim como o pretinho básico, e as simpatizantes do estilo poderão se jogar no xadrez, no couro e nas peças podrinhas.
por Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…