Os holofotes se voltaram para as tranças no segmento de beleza mostrado nas últimas semanas de moda, nacionais e internacionais. O foco para a próxima temporada está no topo da cabeça, em penteados bastante elaborados. As semanas de moda de Paris, Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram diversos estilos de trança, coques e topetes, variando dos mais conceituais aos mais "usáveis". Independente do penteado escolhido, a tendência aponta que é hora de prender ou estilizar as madeixas para sair do lugar comum.
Rabo de cavalo com trança – cabelo escolhido para a beleza de Tufi Duek, verão 2014
Embora estejam relacionadas ao romantismo, as tranças apareceram com força total nas passarelas em contextos opostos ao estilo romântico. Tranças nos estilos medieval, mais despojadas, com referência hippie ou mais futuristas [vide Tufi Duek], foram alguns dos estilos mostrados nas passarelas. A trança embutida também aparece, assim como a trança em formato de flor, presa e transpassada no topo da cabeça – que remete a um arco ou adereço -, a trança que é feita contornando as laterais e a no estilo ‘espinha de peixe’, presa atrás, na lateral ou no alto – vistas tanto no Rio quanto em Nova York.
O coque, outro clássico, ganhou algumas versões despojadas e surgiu com força total das formas mais variadas. Um bom exemplo é o coque feito na lateral ou no meio da cabeça, com a risca bem marcada, no topo da cabeça com visual mais solto e volumoso ou na versão tradicional, bem preso no alto. Samuel Cirnansk apostou na trança com risca lateral bem fininha presa por um coque, finalizando o penteado. O que importa é deixar a nuca à mostra.
À esquerda, coque com risca lateral da Água de Coco, tendência mostrada na passarela de verão 2014 da marca
Elvis morreu, mas deixou o seu topete como fonte de inspiração, principalmente durante as semanas de moda. O topete aparece no visual moicano, solto, no coque ou no rabo de cavalo, e também foi apontado como o hit de beleza da temporada.
Coque-banana com leve topete na parte lateral-frontal da cabeça – Fashion Rio verão 2014
O volume também teve espaço nos penteados e apareceu sendo usado na parte da frente. A forma mais usual é mantê-lo na lateral ou para trás, como fez o beauty artist responsável pelos cabelos de Andrea Marques. Para alcançar o efeito mate/molhado mostrado em alguns desfiles, finalize o topete com pomada ou gel.