O jovem paulistano de 21 anos, Isaias Zatz, lançou nesta quarta-feira uma campanha em crítica à marca Abercrombie batizada de "Abercrombie Popular". As imagens da campanha mostram moradores de rua usando roupas da marca, que foram obtidas por meio de doações.
Zatz idealizou e colocou em prática seu projeto no Pão de Açúcar, em frente à universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele afirma que a ideia de agir contra a Abercrombie não é nova: "nunca fui fã da marca por ela ser um símbolo de alta sociedade, usada somente por pessoas ricas", declara.
A iniciativa surgiu após a polêmica de Robin Lewis, coautor do livro "The Rules of Retail", ao afirmar ao site "Business Insider" que a empresa optou por não vender roupas femininas nos tamanhos grandes, para que a marca seja ligada apenas a pessoas "magras e bonitas".
Segundo Lewis, a Abercrombie manteve os tamanhos grandes para homens somente para atrair esportistas fortes para as suas lojas.
A declaração feita pelo presidente da empresa em 2006, Mike Jeffries, comprova o preconceito da marca. "Em toda escola existem as crianças legais e populares e as crianças 'não tão legais'. Nós vamos atrás das legais", afirmou. "Muitas pessoas não servem [em nossas roupas] e não devem servir. Somos excludentes? Absolutamente".
É claro que as criticas também atingem a campanha, o que deixou seus fãs furiosos. Em seu Tumblr, ao acusarem Zatz de ridicularizar os moradores de rua para “queimar a marca”, ele responde à altura. “A minha intenção é discutir o que é ser “COOL” e “POPULAR”. Para mim, essa concepção de beleza e popularidade é ridícula! Fui doar as roupas e tirar as fotos eu mesmo, conversei com todos os fotógrafados (os que queriam conversa, é claro) e posso falar que pra eles ROUPA É ROUPA!”.
“O quão lindas ficaram as fotos com essas pessoas? A simplicidade e a espontaneidade dos caras é o que comove qualquer um. Entre uma campanha que usa modelos malhados com sorrisos falsos e moradores de rua, que não tentam parecer nada, eu fico com os moradores de rua, pois esses merecem minha atenção.”
Imagens: reprodução
Além desta, outra iniciativa semelhante contra a Abercrombie & Fitch ganha força nos EUA. O internauta Greg Karber postou no YouTube um vídeo em que doa roupas da grife a moradores de rua e convoca americanos para o movimento, chamado "Fitch the Homeless" (vista os sem-teto com a Fitch, em tradução livre). Assista ao vídeo, abaixo!
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Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…