Abaixo, reunimos seis erros comuns que contribuem para o "arrepio" dos fios, para que você corrija-os já e acabe de uma vez por todas com esse inconveniente. Confira!
Imagem: reprodução
2) Pular a etapa do condicionador
A menos que seu cabelo esteja em perfeito estado e seja naturalmente liso e oleoso, hidrate os fios com condicionador, deixando agir por cinco minutos antes do enxágue. Deixar por menos tempo que isso é como se não o estivesse aplicando, pois não surte o efeito desejado.
3) Deixar o cabelo enrolado na toalha
Este deve ser o costume de 10 entre 10 mulheres. Enrolar o cabelo molhado na toalha fará apenas com que a cutícula protetora do fio se quebre, piorando o frizz. Ao invés disso, seque todo o cabelo úmido gentilmente com a toalha e aperte devagar, para sair o excesso de água. Se mesmo assim ainda precisa que os fios sequem mais, use uma touca apropriada de microfibra, que deixa o cabelo folgado e não quebra o fio, que funciona como um turbante.
4) Escolher o produto errado
Acerte na escolha do finalizador: cremes anti-frizz e serums são os mais indicados para acabar com o frizz, seja em cabelos lisos ou ondulados. Cabelos cacheados necessitam de outra fórmula adequada para seu tipo. Aposte também no silicone (a menos que seu cabelo não possua o tal frizz): ele controla a oleosidade excessiva e previne dos efeitos causados pelo calor do secador.
5) Não usar o secador corretamente
Escolha um aparelho com boa voltagem e que possua íons que protegem a camada externa do fio. Os íons reduzirão o frizz comprimindo a cutículo e fechando-a, evitando que o calor em excesso penetre na camada interna do fio. Não use o aparelho em seu aquecimento máximo – escolha uma temperatura média -, pois isto fará com que o fio torre. Para cabelos cacheados, o indicado é o secador-difusor. Use-o também em temperatura média.
6) Passar as mãos constantemente pelo cabelo
Resista à tentação de passar a mão ou os dedos constantemente por seus fios. Quanto mais você o fizer, mais frizz criará, devido à energia estática que a palma das mãos passa para os fios. Deixe-os belos e quietinhos.
População feminina 'versus' frizz!
por Lindizzima
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…