Questionando esta e outras vertentes da convivência a dois, pesquisadores fizeram uma entrevista online com 308 homens e 594 mulheres, de idades entre 18 e 63 anos – em sua maioria, habitantes da América do Norte e da Europa -, para estudar o que o beijo significa para as pessoas que podem selecionar potenciais parceiros (ou não). A pesquisa, cujo resultado você confere logo abaixo, foi divulgada por aqui pela Folha de S. Paulo.
Segundo o coordenador do estudo, Rafael Wlodarski, a alteração de propósito do comportamento pode ser muito eficiente. Uma das hipóteses sobre o beijo é que sua função básica seria elevar a excitação e preparar o casal para o ato sexual. Mas apenas esta premissa não se sustentou sozinha.
Os participantes da pesquisa foram questionados sobre as atitudes em relação ao beijo durante diferentes fases dos relacionamentos. Foram, também, questionados sobre seu histórico sexual – por exemplo, se eles eram mais inclinados a encontros casuais ou a relações prolongadas e comprometidas. Pesquisas anteriores haviam sugerido que, num novo relacionamento, o beijo romântico serve para empurrar dois relativos estranhos para o espaço um do outro. Poderia ser uma espécie de entrevista primária: será que essa pessoa pode ser um(a) parceiro(a)?
Imagem: reprodução | Pinterest
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…