Fim de ano é sempre a mesma história: você promete que em janeiro vai começar a praticar esportes, beber menos, parar de fumar, comer melhor, procurar um novo emprego, entre outras resoluções. E quantos desses projetos realmente viram realidade? Bem, se você nunca cumpre essas promessas, não se envergonhe. É difícil mesmo. A maioria nunca chega lá: apenas 8% das pessoas cumprem as promessas de Ano Novo, segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos.
Mas, se você conseguir colocar alguma resolução em prática pelos primeiros 30 dias, as chances de cumprir de verdade sua promessa triplicam. Explica-se: depois desse tempo, você já se acostumou às restrições ou à mudança de vida. Aí tudo fica mais fácil.
A dica é do pesquisador Rory Vaden, especialista em autodisciplina e autor do livro “Take the Stairs: 7 Steps to Achieving True Success”. Ele também publicou um estudo com seis dicas para superar as dificuldades do primeiro mês, que foi divulgado através do site da revista Superinteressante. Que tal conferir e testar?
Imagem: reprodução
ESCOLHA APENAS UMA RESOLUÇÃO
Quanto mais promessas, maior a dificuldade em cumprir qualquer uma delas. Isso porque mudar seus hábitos exige um gasto considerável de energia e tempo (e disposição). Segundo Vaden, você está praticamente fadado ao fracasso se tiver uma lista muito longa de promessas. Portanto, pense direitinho e apague nove dessas 10 mudanças obrigatórias para 2014.
PAGUE PELO FRACASSO
Conte para alguém sobre a sua promessa e defina um valor a ser pago. A punição pode ser financeira ou outra qualquer, como encarar algo ridículo (como nas brincadeiras de Verdade ou Desafio) ou algo que demande um exercício físico desgastante.
NÃO MENSURE OS RESULTADOS
Quem começa uma dieta sempre sofre mais nos primeiros dias. E nem sempre a maldita balança mostra bons resultados logo de cara. É por isso que muita gente desiste. O esforço parece não valer a pena. Vaden recomenda que você se esqueça dos resultados e se concentre nos esforços.
CHEQUE O PROGRESSO
Progresso do esforço, não dos resultados. Por exemplo: se a ideia é perder 5 kg, não consulte a balança semanalmente. Mas reserve um horário para relembrar como você tem se saído bem: deixou de comer sorvete após o almoço, reduziu porções. Isso vai te deixar mais motivado. A dica é programar um alarme semanal no seu celular só para tirar uma meia hora e fazer o balanço de seus avanços.
COMECE DO ZERO TODA SEMANA
Sabe aquele papo do Alcoólatras Anônimos “só por hoje”? Pois é, adapte para a sua vida. Comemore se conseguir passar sete dias sem descumprir a promessa. Mas, lembre-se, um deslize e a contagem até os 30 dias recomeça. Ah, mas tem uma parte boa nisso: se você seguiu o plano à risca na última semana, tudo bem. Sempre tem uma segunda-feira para recomeçar.
CONTE COM UM AMIGO
Alguém precisa te ajudar a manter o ânimo. Se você encontrar alguém que, por exemplo, também se comprometeu a correr todos os dias pela manhã, seu desafio vai ser mais divertido. E bem mais fácil de ser cumprido.
Anotou?
por Lindizzima