Abaixo o frizz! Dicas preciosas para você domar seu cabelo em dias de rebeldia

Quando o assunto é cabelo, um dos mais temidos "problemas" do segmento pelas mulheres é o frizz. E pior: não importa qual seja seu tipo de cabelo, ele aparece. Sua causa não está exatamente ligada ao tipo de fio e, sim, à temperatura e cuidados de uma maneira geral.

“Tanto o excesso quanto a falta de umidade são provocadores do frizz”, explica Julio Crepaldi, cabeleireiro do salão Galeria, em São Paulo, ao Ig. “Quando o cabelo está ressecado, sem hidratação, com as cutículas abertas, absorve umidade do ar e pode ficar arrepiado", completa. Além disso, esfregar a toalha nos cabelos, depois de lavar, também deixa o cabelo mais propenso a ter frizz, por causa do atrito entre a toalha e os fios. Abaixo, listamos algumas regrinhas básicas que ajudam a deixá-lo bem longe. Confira.

-> LEIA MAIS: Cuidados especiais para manter a cor dos cabelos ruivos

beleza | cabelos | cabelo | dicas para cabelos frizzados | dicas antifrizz | dicas para controlar o frizz dos cabelos | dicas para cabelos rebeldes | dicas de beleza | beleza dos cabelos
Imagem: reprodução.


1) HIDRATE OS FIOS
Fios ressecados arrepiam mais facilmente, por isso, é imprescindível condiciona-los e hidrata-los. Caso seu cabelo seja oleoso, o condicionador deve entrar em cena da mesma forma, só que nas pontas.

2) USE SELANTES E CREMES PARA PENTEAR – COM MODERAÇÃO
Como a umidade é, ao mesmo tempo, a vilã e a mocinha da história, é importante aderir a produtos que selam os fios e que preservam a umidade "boa", evitando a umidade "ruim" de entrar. Produtos sem enxágue, como o creme para pentear e óleos ou silicones, ajudam a blindar os fios e são ótimos aliados para quem quer distância do frizz.

3) NA HORA DE SECAR
O ideal é não usar vento. A recomendação é passar um produto sem enxágue do meio até as pontas dos cabelos e em uma pequena quantidade. Com o resíduo que sobrar nas mãos, aplique perto da raíz. Depois, deixe o cabelo secar naturalmente (se tiver tempo de fazê-lo dentro de casa). "Nem Gisele Bündchen fica com o cabelo bonito se seca-lo ao natural na rua, com vento e poluição", diverte-se o hairstylist Gil Scawia.

4) CALOR SIM, VENTO NÃO!
Se precisar fazer uso de um secador, evite o vento e use apenas o calor do aparelho. O ideal, segundo os hairstylists, é usar um difusor; na falta dele, amasse os fios úmidos com uma toalha, segure-os perto da raiz e posicione o bico do secador na toalha, que vai ajudar a distribuir o calor, sem vento (a dica é de Gil Scawia).

5) FRIZZOU! E AGORA?
Se, por um infortúnio, o frizz atingir seus fios, não se desespere: uma das soluções é aplicar um pouquinho de óleo próprio para seu tipo de cabelo nos fios já secos. Outra alternativa é usar o jato de ar frio do secador, para baixar os fiozinhos rebeldes. Pente antiestático ou os clássicos de madeira também ajudam. Se nenhuma das anteriores funcionarem, uma borrifada de spray fixador e pente fino seguram os fios no lugar, sem erro.

Adeus, frizz!

por Lindizzima

Conheça o novo curso de personal stylist online em formato de ebook, escrito pela editora de Lindizzima!
curso de personal stylist | curso de personal stylist online | ebook Lindizzima | ebook por Marceli Paulino | Como se Tornar um Personal Stylist

Post Anterior

Cliques do Lollapalooza para inspirar você a montar seu closet de verão

Próximo Post

O Dia dos Pais está chegando. Aqui, uma lista de presentes para deixá-lo mais fashion

Voltar ao topo