Maravilhosos auxiliadores de beauté, eles precisam ser lavados regularmente – pois juntam bactérias e ficam sujos ao longo do tempo, podendo passar essa sujeira para nossa pele. Vamos conferir, abaixo, um passo a passo prático que vai ajudar você a se organizar com a limpeza deles!
Imagem: Byrdie.
– Shampoo neutro;
– Vinagre;
– Água;
– Uma vasilha pequena;
– Toalha em bom estado (sem fiapos).
PARA LAVAR
Comece enxaguando as cerdas dos pincéis em água morna. Deixe a água escorrer pelos pêlos virados para baixo (nunca para cima!); isto irá prevenir que a base do pincel fique umedecida por dias, pois é uma área que não tem contato com a maquiagem e é difícil de secar. Depois, passe o shampoo neutro nos pêlos do pincel, ensaboando-os. Repita a operação caso ache necessário (se ainda tiver resquícios de maquiagem no pincel).
PARA DESINFETAR
Na vasilha pequena, faça uma solução desinfetante com o vinagre – um copo de vinagre para dois copos d'água. Mergulhe o pincel já limpo (só as cerdas!) na solução e deixe agir por um minuto.
PARA SECAR
Aperte as cerdas, ao retirá-las da água-desinfetante, para tirar o excesso de umidade, e penteie-as para ficarem no lugar. Seque as cerdas do pincel com a toalha sem fiapos e, depois, com o auxílio de um secador, seque-as um pouco. Depois deixe os pincéis em local arejado para terminarem de secar sozinhos (isto dura em torno de 8 a 12 horas).
FREQUÊNCIA IDEAL
Se você usa muito seus pincéis (tipo "todo dia"), o ideal é efetuar essa lavagem a cada três semanas.
Agora, aqui entre nós: qual foi a última vez que você lavou seus pincéis???
por Lindizzima
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…